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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26323
Tipo: | Dissertação |
Título : | Revisão e reescrita de textos produzidos por meio do sistema scala web por alunos com deficiência intelectual incluídos em sala de aula comum |
Título en inglés: | Review and re-escription of texts produced by the scala web system by students with intellectual disabilities included in a common room |
Autor : | Oliveira, Neidyana Silva de |
Tutor: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Palabras clave : | Deficiência intelectual;Revisão textual;Sala de aula comum;Textual review;Common classroom |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | Oliveira, N. S.; Gomes, A. L. L. (2017) |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos sócio- históricos e psicogenéticos acerca da língua escrita. Objetivou investigar de que modo a revisão e a reescrita textual por díades de alunos com e sem deficiência intelectual (DI) no contexto da sala de aula comum podem influenciar a evolução conceitual da língua escrita dos primeiros. Participaram desta pesquisa cinco sujeitos diagnosticados com deficiência intelectual, cuja escrita se encontrava em processo de desenvolvimento entre os níveis silábico e silábico-alfabético. Os alunos sujeitos da pesquisa eram matriculados em duas escolas públicas da rede municipal de ensino de Fortaleza- CE, no Ensino Fundamental, em salas dos 2º, 3º e 5º anos. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa e compreendeu três etapas: a) aplicação do pré-teste para avaliar o nível conceitual da escrita dos alunos sujeitos da pesquisa; b) desenvolvimento na sala de aula comum de atividades colaborativas para revisão e reescrita dos textos produzidos por meio do sistema SCALA web na SRM; c) aplicação dos pós-testes. O procedimento metodológico compreendeu a atividade de revisão e reescrita das produções textuais realizadas no contexto da Sala de Recurso Multifuncional (SRM), durante a pesquisa coordenada por Barros (2017), que está interligada a este estudo. Nesta investigação, na sala de aula comum, sob a mediação/colaboração de seus pares sem deficiência, os alunos com deficiência intelectual revisaram e reescreveram seus textos produzidos na SRM. A análise de dados foi realizada com base em quatro categorias: 1 - Estratégias de escrita utilizadas pelo aluno com deficiência intelectual durante a atividade de revisão e reescrita textual; 2 - A produção textual de sujeitos com deficiência intelectual: uma análise comparativa entre os textos produzidos na SRM (T1) e os textos revisados e reescritos na sala de aula comum (T2); 3 - Os efeitos da mediação sobre a produção textual dos sujeitos com deficiência intelectual e 4 - Avaliação do nível conceitual da escrita: análise dos pré e pós- testes. Os resultados indicaram que a mediação provocou a emergência e a apropriação de estratégias de escrita, e conferiu melhor qualidade à produção textual dos participantes. Percebeu-se também que ocorreu evolução do nível conceitual de quatro dos cinco sujeitos. Conclui-se que as atividades de revisão e reescrita permitiram um replanejamento da escrita, com origem em uma reflexão sobre esta, sob a mediação e interação dos pares, sujeitos com e sem deficiência intelectual. Palavras-chave: Deficiência intelectual. Revisão textual. Sala de aula comum. |
Abstract: | The present research is based on the theoretical socio-historical and psychogenetic assumptions about written language. The purpose of this study was to investigate how revision and textual rewriting by dyads of students with and without intellectual disabilities (DI) in the context of the common classroom can influence the conceptual evolution of the written language of the former. Five subjects diagnosed with intellectual disability participated in this study, whose writing was in the process of development between syllabic and syllable-alphabetic levels. The students in the study were enrolled in two public schools of the municipal education network of Fortaleza, CE, in Elementary School, in rooms of the 2nd, 3rd and 5th degrees. The study was based on the qualitative approach and comprised three stages: a) application of the pre-test to evaluate the conceptual level of writing of the students subject of the research; B) development in the common classroom of collaborative activities for revision and rewriting of texts produced through the SCALA web system in SRM; C) application of post-tests. The methodological procedure included the review and rewriting of textual productions carried out in the context of the Multifunctional Resource Room (SRM), during the research coordinated by Barros (2017), which is interconnected to this study. In this investigation, in the common classroom, under the mediation / collaboration of their non-disabled peers, students with intellectual disabilities reviewed and rewritten their texts produced in SRM. Data analysis was performed based on four categories: 1 - Writing strategies used by the student with intellectual deficiency during the activity of revision and textual rewriting; 2 - The textual production of subjects with intellectual disabilities: a comparative analysis between the texts produced in the SRM (T1) and the texts revised and rewritten in the common classroom (T2); 3 - The effects of mediation on the textual production of subjects with intellectual disabilities. 4 - Evaluation of the conceptual level of writing: pre and posttest analysis. The results indicated that mediation caused the emergence and appropriation of writing strategies, and conferred better quality on the participants' textual production. It was also noticed that there was evolution of the conceptual level of four of the five students. It was concluded that the activities of review and rewriting allowed a deplaning of writing, originating in a reflection on this, under the mediation and interaction of peers, students with and without intellectual disability. |
Descripción : | OLIVEIRA, Neidyana Silva de. Revisão e reescrita de textos produzidos por meio do sistema scala web por alunos com deficiência intelectual incluídos em sala de aula comum. 2017. 218f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26323 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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