Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26311
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A dinâmica das e nas representações sociais: o que nos dizem os dados textuais? |
Otros títulos : | La dynamique des répresentations sociales: qu’est- ce que nous motrent les données textuelles |
Autor : | Matencio, Maria de Lourdes Meirelles Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Palabras clave : | Representações sociais;Memorial;Processos de referenciação |
Fecha de publicación : | 2009 |
Editorial : | Estudos Linguísticos |
Citación : | Matencio, M. L. M.; Ribeiro, P. B. (2009) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho investiga, em estratégias de textualização, indícios de processos de construção, circulação e transformação de representações sociais, em dados coletados em situação de formação continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. O quadro teórico-metodológico adotado envolve a articulação entre contribuições oriundas dos estudos dos textos e dos discursos (Koch, 2002; Marcuschi, 2001; Mondada & Dubois, 2003) e as provenientes dos estudos das representações sociais (Abric 1994; Moscovici 1989; Py, 2004). Os dados foram coletados em situação de produção de um memorial, texto construído em gênero de atividade interacional de natureza híbrida, seja em relação às posições subjetivas, seja quanto aos processos de referenciação. |
Resumen en francés: | Ce travail recherche les rapports entre les stratégies de textualization et le processus de construction, circulation et transformation des représentations sociales, en analysant des données enregistrées dans une situation de formation continue d’instituteurs. Le cadre théorique et méthodologique adopté propose des approximations entre les contributions des études des textes et des discours (Koch, 2002; Marcuschi, 2001; Mondada & Dubois, 2003) et des travaux sur les représentations sociales (Abric, 1994; Moscovici, 1989; Py , 2004). Les données qui ont été recueillies sont relatives à un mémoire produit par les instituteurs. Il s’agit, donc, d’un texte construit dans un genre d’activité interactionelle de nature hybride, soit par rapport aux positions subjectives, soit en ce qui concerne les processus de référentiation. |
Descripción : | MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. A dinâmica das e nas representações sociais: o que nos dizem os dados textuais? Estudos Linguísticos, v. 38, n. 3, p. 229-238, set./dez. 2009. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26311 |
ISSN : | 2447-0686 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_art_mlmmatencio.pdf | 489,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.