Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatencio, Maria de Lourdes Meirelles-
dc.contributor.authorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.date.accessioned2017-10-04T12:12:17Z-
dc.date.available2017-10-04T12:12:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMatencio, M. L. M.; Ribeiro, P. B. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn2447-0686-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26311-
dc.descriptionMATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. A dinâmica das e nas representações sociais: o que nos dizem os dados textuais? Estudos Linguísticos, v. 38, n. 3, p. 229-238, set./dez. 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEstudos Linguísticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectProcessos de referenciaçãopt_BR
dc.titleA dinâmica das e nas representações sociais: o que nos dizem os dados textuais?pt_BR
dc.title.alternativeLa dynamique des répresentations sociales: qu’est- ce que nous motrent les données textuellespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho investiga, em estratégias de textualização, indícios de processos de construção, circulação e transformação de representações sociais, em dados coletados em situação de formação continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. O quadro teórico-metodológico adotado envolve a articulação entre contribuições oriundas dos estudos dos textos e dos discursos (Koch, 2002; Marcuschi, 2001; Mondada & Dubois, 2003) e as provenientes dos estudos das representações sociais (Abric 1994; Moscovici 1989; Py, 2004). Os dados foram coletados em situação de produção de um memorial, texto construído em gênero de atividade interacional de natureza híbrida, seja em relação às posições subjetivas, seja quanto aos processos de referenciação.pt_BR
dc.description.abstract-frCe travail recherche les rapports entre les stratégies de textualization et le processus de construction, circulation et transformation des représentations sociales, en analysant des données enregistrées dans une situation de formation continue d’instituteurs. Le cadre théorique et méthodologique adopté propose des approximations entre les contributions des études des textes et des discours (Koch, 2002; Marcuschi, 2001; Mondada & Dubois, 2003) et des travaux sur les représentations sociales (Abric, 1994; Moscovici, 1989; Py , 2004). Les données qui ont été recueillies sont relatives à un mémoire produit par les instituteurs. Il s’agit, donc, d’un texte construit dans un genre d’activité interactionelle de nature hybride, soit par rapport aux positions subjectives, soit en ce qui concerne les processus de référentiation.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_mlmmatencio.pdf489,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.