Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26289
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa |
Authors: | Costa, Nelson Barros da |
Keywords: | Discurso;Canção;Discurso pedagógico;Discurso científico |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Linguagem em (Dis)curso |
Citation: | Costa, N. B. (2003) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Utilizando a linha de Análise do Discurso desenvolvida por Dominique Maingueneau, este trabalho pretende investigar o lugar da canção no discurso pedagógico oficial. Tomamos como seu representante aqui os Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino fundamental de língua portuguesa no Brasil). Analisando tal texto, procuraremos responder as seguintes questões: a) Qual o lugar da canção no contexto de categorias construídas no âmbito do discurso científico, mas retomadas pelo discurso pedagógico oficial, como "oral" e "escrita" e "literário" e "não-literário"? b) Partindo da hipótese de que o discurso pedagógico relativo ao ensino do português ainda mantém fortes relações com o discurso e a teoria literários, como estão consideradas aí as diferenças, as semelhanças e as relações entre a poesia e a canção? c) Um é tomado como variante do outro, ou são tidos como gêneros diferentes? d) Como aparece a canção nesse contexto? |
Description: | COSTA, Nelson Barros da. Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 9-36, jul./dez. 2003. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26289 |
ISSN: | 1982-4017 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2003_art_nbcosta.pdf | 436,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.