Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26158
Tipo: | TCC |
Título : | O Jogador: a versão satírica de Hollywood por Robert Altman |
Autor : | Sousa, Darlano Dídimo Macêdo de |
Tutor: | Vieira, Marcelo Dídimo Souza |
Palabras clave : | Cinema;Robert Altman;Hollywood;Metalinguagem |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | Sousa, D. D. M.; Vieira, M. D. S. (2010) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho se propõe a apresentar uma análise do filme O Jogador, obra de 1992, dirigida pelo cineasta norte-americano Robert Altman. No longa-metragem, o diretor satiriza a indústria cinematográfica norte-americana, construindo sua narrativa de acordo com os padrões exigidos por Hollywood, mas subvertendo-os. A discussão se pauta por uma pergunta principal: que elementos fazem deste filme uma obra altmaniana e não hollywoodiana? Para responder a essa questão, diversos aspectos da película foram estudados, assim como as características comuns do cinema de Robert Altman. Conhecido por realizar longas com grandes elencos e tramas múltiplas, utilizando-se bastante da metáfora, o cineasta dispensou essas características em prol da ironia. Mesmo assim a impressão é de ainda estarmos diante de um filme de Altman, ou seja, não-hollywoodiano. O Jogador é uma produção que fala de cinema a todo momento, seja através de diálogos ou por meio de uma simples tomada de um poster. Por isso, analisa-se, neste trabalho, o desenvolvimento narrativo de sua história, a “construção em abismo” da trama, a adaptação cinematográfica do livro de Michael Tolkin, as relações profissionais existentes em Hollywood e as inúmeras referências feitas ao longo dos cento e vinte minutos de duração. Após a análise do filme, foi possível identificar que a obra utiliza-se sim de várias tendências industriais cinematográficas dos Estados Unidos, como o inevitável final feliz. No entanto, a essência permanece altmaniana, seja pelo tom sarcástico, pelo incrível esforço técnico desempenhado no plano-sequência que abre o filme ou pela descontrução narrativa que o roteiro de Michael Tolkin realiza. Um longa bastante representativo na carreira de um diretor que sempre evitou Hollywood, mas que não conseguiu deixar de falar sobre o assunto. |
Descripción : | SOUSA, Darlano Dídimo Macêdo de. O Jogador: a versão satírica de Hollywood por Robert Altman. 2010. 81f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2010. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26158 |
Aparece en las colecciones: | JORNALISMO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_ddmsousa.pdf | 561,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.