Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130
Tipo: Artigo de Evento
Título : A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais
Autor : Nogueira, Márcia Teixeira
Palabras clave : Análise linguística;Gêneros textuais
Fecha de publicación : 2004
Editorial : XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste
Citación : NOGUEIRA, Márcia Teixeira. A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 20., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Idéia, 2004. p. 1537-1544.
Resumen en portugués brasileño: No paradigma funcional, concebe-se a linguagem como instrumento de interação social entre os seres humanos, usado com a intenção de estabelecer interações comunicativas. Isso significa dizer que há um sistema subjacente às expressões lingüísticas, sistema esse de natureza funcional. Cabe, ao lingüista, investigar por que uma expressão lingüística é utilizada de uma determinada maneira, dadas as funções comunicativas que realiza. (Dik: 1989, 6). Desse modo, assume-se, a existência de uma relação não-arbitrária entre a instrumentalidade do uso da língua, o funcional, e a sistematicidade da estrutura da língua, a gramática. (MACKENZIE: 1992).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130
Aparece en las colecciones: DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2004_eve_mtnogueira.pdf123,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.