Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira, Márcia Teixeira-
dc.date.accessioned2017-09-27T12:55:55Z-
dc.date.available2017-09-27T12:55:55Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Márcia Teixeira. A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 20., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Idéia, 2004. p. 1537-1544.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordestept_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.titleA aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo paradigma funcional, concebe-se a linguagem como instrumento de interação social entre os seres humanos, usado com a intenção de estabelecer interações comunicativas. Isso significa dizer que há um sistema subjacente às expressões lingüísticas, sistema esse de natureza funcional. Cabe, ao lingüista, investigar por que uma expressão lingüística é utilizada de uma determinada maneira, dadas as funções comunicativas que realiza. (Dik: 1989, 6). Desse modo, assume-se, a existência de uma relação não-arbitrária entre a instrumentalidade do uso da língua, o funcional, e a sistematicidade da estrutura da língua, a gramática. (MACKENZIE: 1992).pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_eve_mtnogueira.pdf123,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.