Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais |
Autor(es): | Nogueira, Márcia Teixeira |
Palavras-chave: | Análise linguística;Gêneros textuais |
Data do documento: | 2004 |
Instituição/Editor/Publicador: | XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste |
Citação: | NOGUEIRA, Márcia Teixeira. A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 20., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Idéia, 2004. p. 1537-1544. |
Resumo: | No paradigma funcional, concebe-se a linguagem como instrumento de interação social entre os seres humanos, usado com a intenção de estabelecer interações comunicativas. Isso significa dizer que há um sistema subjacente às expressões lingüísticas, sistema esse de natureza funcional. Cabe, ao lingüista, investigar por que uma expressão lingüística é utilizada de uma determinada maneira, dadas as funções comunicativas que realiza. (Dik: 1989, 6). Desse modo, assume-se, a existência de uma relação não-arbitrária entre a instrumentalidade do uso da língua, o funcional, e a sistematicidade da estrutura da língua, a gramática. (MACKENZIE: 1992). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130 |
Aparece nas coleções: | DLV - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_eve_mtnogueira.pdf | 123,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.