Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26055
Type: Dissertação
Title: Conteúdo e transmissão do saber político no Protágoras de Platão
Authors: Costa, Erika Bataglia da
Advisor: Montenegro, Maria Aparecida de Paiva
Keywords: Filosofia;Política;Areté;Politics
Issue Date: 2010
Citation: Costa, E. B.; Montenegro, M. A. P. (2010)
Abstract in Brazilian Portuguese: O propósito fundamental deste trabalho é investigar filosoficamente que tipo de saber deve possuir o político e qual o modo de transmiti-lo, de modo a tornar a política uma atividade da função pública que conjugue competência deliberativa com conduta virtuosa. Para tanto, serão analisadas no Protágoras de Platão duas propostas político-pedagógicas que se delineiam em torno da questão da ensinabilidade da areté política. Por um lado, o programa de Protágoras é solidário à democracia e assume o modelo das tékhnai para compreender o conteúdo e a transmissão do saber político. Por outro, Sócrates estabelece o saber epistêmico como padrão cognitivo para a elaboração de sua própria concepção. Assim, enquanto o programa protagoriano admite a capacidade política como algo inscrito em todos os cidadãos, o de Sócrates aponta para a restrição dos agentes políticos no exercício do poder público. Segundo Sócrates, apenas de posse do conhecimento da “unidade das virtudes” e de uma “arte da medida” é que se torna possível harmonizar o saber fazer e o agir bem tanto na vida pública quanto privada.
Description: COSTA, Erika Bataglia da. Conteúdo e transmissão do saber político no Protágoras de Platão. 2010. 98f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26055
Appears in Collections:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dis_ebcosta.pdf709,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.