Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26055
Type: | Dissertação |
Title: | Conteúdo e transmissão do saber político no Protágoras de Platão |
Authors: | Costa, Erika Bataglia da |
Advisor: | Montenegro, Maria Aparecida de Paiva |
Keywords: | Filosofia;Política;Areté;Politics |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | Costa, E. B.; Montenegro, M. A. P. (2010) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O propósito fundamental deste trabalho é investigar filosoficamente que tipo de saber deve possuir o político e qual o modo de transmiti-lo, de modo a tornar a política uma atividade da função pública que conjugue competência deliberativa com conduta virtuosa. Para tanto, serão analisadas no Protágoras de Platão duas propostas político-pedagógicas que se delineiam em torno da questão da ensinabilidade da areté política. Por um lado, o programa de Protágoras é solidário à democracia e assume o modelo das tékhnai para compreender o conteúdo e a transmissão do saber político. Por outro, Sócrates estabelece o saber epistêmico como padrão cognitivo para a elaboração de sua própria concepção. Assim, enquanto o programa protagoriano admite a capacidade política como algo inscrito em todos os cidadãos, o de Sócrates aponta para a restrição dos agentes políticos no exercício do poder público. Segundo Sócrates, apenas de posse do conhecimento da “unidade das virtudes” e de uma “arte da medida” é que se torna possível harmonizar o saber fazer e o agir bem tanto na vida pública quanto privada. |
Description: | COSTA, Erika Bataglia da. Conteúdo e transmissão do saber político no Protágoras de Platão. 2010. 98f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2010. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26055 |
Appears in Collections: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_dis_ebcosta.pdf | 709,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.