Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2597
Tipo: Dissertação
Título : Semeando paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no Curso Jovens Agentes da Paz – JAP
Autor : Nascimento, Elizangela Lima do
Tutor: Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palabras clave : Paz;Juventudes;Escola
Fecha de publicación : 2012
Citación : NASCIMENTO, Elizangela Lima do. Semeando paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no Curso Jovens Agentes da Paz – JAP. 2012. 110f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo foi realizado com as juventudes participantes do Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promovido pela Organização Não governamental Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), no Grande Bom Jardim. Esse curso teve como objetivo capacitar as juventudes para que se tornassem multiplicadores da paz e da promoção dos direitos humanos no espaço escolar ou na comunidade, realizando projetos relacionados às temáticas estudadas no curso. Diante disso nossa proposta ateve-se refletir sobre essa experiência formativa, a partir da ótica das juventudes, buscando coletar seus saberes e impressões quanto a vivência e o trabalho com a paz. Para a realização da pesquisa, escolhemos como suporte teórico Matos (2001; 2003; 2006; 2011), Freire (2005; 2006; 2008), Jarés (2002; 2007) e Dayrell (2006; 2007). Optamos pelo estudo de caso, tendo a fenomenologia como principio norteador. Para a coleta de dados utilizamos a observação participante, durante o curso, além de entrevistas semiorientadas, e grupos focais com jovens e formadores. Realizamos ainda entrevistas com professores e gestores nas escolas em que os jovens do JAP teriam de implantar os projetos. As juventudes anunciam a importância do curso em suas histórias de vida o despertar para noções de ética e tolerância no cotidiano. Sobre a paz atribuem que se relaciona à “paz de espírito” ou estado de harmonia entre os homens. Vimos que boa parte dos jovens executou ações relacionadas às temáticas em seu campo de trabalho e de atuação. A escola ainda se apresenta com ambiente desafiador, especialmente pela necessidade de se estabelecer e ampliar a relação de diálogo entre gestão e juventudes. Destacamos que o impacto do curso na formação dos jovens foi significativo, denotando nas suas falas e vivências uma mudança considerável significativa de valores.
Abstract: The present study was carried through with the participant youngsters of the Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promoted by the non-governmental organization Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), in the neighborhood of Grande Bom Jardim in Fortaleza, Brazil. This course had as objective to enable youngsters so that they become multipliers of the peace and the promotion of the human rights in the pertaining of their school space or the community, developing projects related to the thematic studied in the course. Besides that, our proposal aimed to reflect on this formative experience, from the views of youngsters, searching to collect their knowledge and impressions about the experience and the work with peace. For the accomplishment of the research, we choose as theoretical support Matos (2001, 2003, 2006, 2011), Freire (2005; 2006; 2008), Jarés (2002; 2007) and Dayrell (2006, 2007). We opt to do a case study, having phenomenology as its guiding principle. For the collection of data we use the participant comment during the course as well as halfguided interviews, and also focal groups with the youngsters and the course facilitators. We still carry through interviews with teachers and managers in the schools where the youngsters of the JAP would have to implant the projects. The youngsters reported the importance of the course in their lives and the awakening for notions of ethics and tolerance in every-day life. Concerned to peace they understand that it is related to the “peace of spirit” or state of harmony between all human beings. We saw that good part of the youngsters executed actions related to the thematic in their field of work and performance. The school is still presented as a challenging environment, especially for the necessity of establishing and widening the relation of dialogue between management and youngsters. We highlight that the impact of the course in the formation of the youngsters was meaningful, as it was denoted by their speeches and experiences, showing a considerable and significant change of values.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2597
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_Dis_ELIMA DO NASCIMENTO.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.