Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25818
Type: | TCC |
Title: | O direito à cidade: um exame sobre as consequências das obras da copa do mundo de 2014 na comunidade Trilha do Senhor |
Authors: | Coutinho, Enale de Castro |
Advisor: | Messias, Gretha Leite Maia de |
Keywords: | Direito à moradia;Direitos fundamentais;Copas do mundo (Futebol);Remoção (habitação) |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | COUTINHO, Enale de Castro. O direito à cidade: um exame sobre as consequências das obras da copa do mundo de 2014 na comunidade Trilha do Senhor. 2015. 62 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O processo de formação das cidades brasileiras teve relação direta com a industrialização e a urbanização do espaço, resultando na formação de centros urbanos marcados pela desigualdade social e pela negação de direitos fundamentais a grande parte da população, principalmente a negação do direito à cidade. O presente trabalho teve por objetivo estudar os impactos das obras de infraestrutura construídas para atender o fluxo de turistas da Copa do Mundo de 2014 na cidade de Fortaleza, em especial o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), resultando na remoção forçada de milhares de famílias que foram obrigadas a se deslocar para áreas periféricas da cidade, o que revelou a dinâmica excludente dos centros urbanos. Foi estudado no presente trabalho a categoria teórica do Direito à Cidade por meio de revisão bibliográfica a partir de Henri Lefebvre, e têm-se como sujeitos desta pesquisa os moradores e lideranças das comunidades próximas ao trilho localizadas ao longo dos bairros Parangaba e Mucuripe. A mobilização dessas comunidades articulou o Movimento de Luta em Defesa da Moradia a fim de resistir à tentativa de remoção promovida pelo Governo do Estado do Ceará. Buscou-se, com isso, compreender o conceito de direto à cidade, partindo de uma análise da formação do território cearense e, com esses achados, poder colaborar com a construção do espaço urbano orientado para uma perspectiva emancipadora. |
Abstract in French: | Le processus de formation des villes brésiliennes était directement liée à l'industrialisation et l'urbanisation de la zone, entraînant la formation de centres urbains marqués par les inégalités sociales et le déni des droits fondamentaux à une grande partie de la population, en particulier le déni du droit à la ville. Ce recherche vise à étudier les impacts des projets d'infrastructures construites a propose de la Coupe du Monde 2014 pour répondre aux touristes que se écoulent dans la ville de Fortaleza, en particulier le train léger sur rail (TLR), entraînant le déplacement forcé de milliers de familles qui ont été forcés de se déplacer vers les zones périphériques de la ville, en revelant la dynamique d'exclusion des centres urbains. Dans ce travail, il y a étudieé la catégorie théorique du droit à la ville, sourtout dans l’oeuvre de Henri Lefebvre, et ont comme sujets de recherche les résidents et les dirigeants des communautés près du rail situé le long des quartiers Parangaba et Mucuripe. La mobilisation de las communautes formant le Mouvement de lutte pour la défense de le droit a la ville dans le but de résister à la tentative d'enlèvement effectué par le gouvernement de l'État de Ceará. Il a cherché, par conséquent, comprendre le concept de droit à la ville, à partir d'une analyse de la formation du territoire de Ceará et, avec ces résultats, à coopérer avec la construction de l'espace urbain à partir d'une perspective émancipatrice. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25818 |
Appears in Collections: | DIREITO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_eccoutinho.pdf | 617,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.