Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25811
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O que o meu aluno faz nesse tal de Orkut? |
Authors: | Araújo, Júlio César Rosa de |
Keywords: | Internet;Orkut;Educação |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Vida e Educação |
Citation: | Araújo, J. C. R. (2006) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O “Folha de São Paulo”, no ano de 2005, forneceu dados estatísticos que mostraram uma vertiginosa popularização da Internet entre os brasileiros. Segundo esse renomado veículo de informação, 32 milhões de pessoas no Brasil já acessam a Internet e usufruem de todas as suas possibilidades comunicativas. Certamente, o barateamento dos equipamentos pode ser apontado como um dos fatores que oportunizaram a experiência com as práticas discursivas do ambiente digital. A facilidade de acesso tem provocado maneiras novas de participação social, graças aos famosos softwares sociais, como os blogs e os chats virtuais pelo MSN. Embora sejam muitas as possibilidades interativas em domínio discursivo digital, poucas delas têm sido tão comentadas ou utilizadas quanto o Orkut, uma das “mais novas ondas que se levantam do oceano internetiano”. Neste ponto, se considerarmos as feições similares que vêm se desenhando nas práticas interativas acontecidas neste famoso software social, cabem as palavras de Marcuschi (2004) que, ao se referir aos chats, afirma que ali estão se criando “novas formas de organizar e administrar os relacionamentos interpessoais [com um] novo enquadre participativo” (p. 17). |
Description: | ARAÚJO, Júlio César Rosa de. O que o meu aluno faz nesse tal de Orkut? Vida e Educação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p.29-32, 2006. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25811 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_art_jcaraujo.pdf | 108,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.