Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2574
Type: | Dissertação |
Title: | O uso pedagógico de software educativo e práticas experimentais de química para facilitar a aprendizagem significativa e colaborativa |
Title in English: | The pedagogical use of educational software and experimental practice of chemistry to facilitate meaningful and collaborative learning |
Authors: | Cruz, Jailson Tavares |
Advisor: | Ribeiro, Júlio Wilson |
Keywords: | Química - Estudo e ensino;Tecnologia educacional;Formação de professores |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | CRUZ, Jailson Tavres. O uso pedagógico de software educativo e práticas experimentais de química para facilitar a aprendizagem significativa e colaborativa. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Para se facilitar a aprendizagem científica, é preciso investigar a concepção de estratégias didáticas alternativas, procurando-se estabelecer vinculações entre o uso pedagógico do computador e o laboratório de práticas científicas, como ferramentas de apoio pedagógico ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa focou a concepção de estratégias de ensino e aprendizagem, através da realização de sessões didáticas, de química, articulando-se pedagogicamente os laboratórios de experimentação científica e de informática, para facilitar, junto aos alunos, a aprendizagem significativa de conhecimentos de química orgânica, especificamente a função hidrocarbonetos. Aportou-se na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, nos mapas conceituais de Novak e na proposta construcionista de Valente. Realizou-se o uso do software educativo Jmol, enaltecendo-se a construção colaborativa de conhecimentos, competências e habilidades. Tais ações foram realizadas com a participação de onze alunos, do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Beberibe, concebidas em quatro etapas: preliminar, teóricoexperimental, prático-virtual e colaborativa. A abordagem metodológica da pesquisa foi do tipo qualitativa e se caracterizou como pesquisa exploratória. Os dados obtidos por meio dos questionários, e as observações do professor-pesquisador permitiram analisar e concluir haver indícios de desenvolvimento da capacidade criativa, colaborativa, que os alunos se motivaram para desenvolver novas habilidades e construir novos conhecimentos, através da realização pedagógica da prática de experimentação de química orgânica e utilização do software Jmol. O experimento da produção de etino na etapa teórico-experimental foi uma maneira de trabalhar de forma mais clara, dinâmica e colaborativa a ressignificação e construção de conhecimentos. O uso pedagógico e colaborativo do software Jmol na etapa prático-virtual e de mapa conceitual na etapa colaborativa, possibilitaram aos alunos desenvolver uma compreensão mais facilitadora do conceito, escrita, representação e visualização em três dimensões de compostos da função hidrocarbonetos. |
Abstract: | To facilitate the science learning, you need to investigate the design of didactic strategies alternatives, and seeking to establish linkages between the pedagogical use of the computer and the laboratory of scientific practices, such as tools of pedagogical support for the development of the teaching-learning process. The present research focused on the design of strategies for teaching and learning, through the completion of didactic sessions, of chemistry, articulating it is pedagogically the laboratories of scientific experimentation and computer, to facilitate, together with the students, the significant learning of the knowledge of organic chemistry, specifically the light hydrocarbons. Disembarked on the theory that meaningful learning of Ausubel, the conceptual map of Novak and the proposal of constructionist Valente. There was the use of educational software Jmol, praising the collaborative construction of knowledge, skills and abilities. Such actions were carried out with the participation of 11 students, of the 3rd year of secondary education in a public school in the municipality of Beberibe, designed in four stages: preliminary, theoretical and experimental, practical-virtual and collaborative. The methodological approach of the research was qualitative and is characterized as exploratory research. The data obtained by the use of questionnaires, and observations of the teacher-researcher allowed to analyze and conclude there is evidence of the development of creative ability, collaborative, which the students are motivated to develop new skills and build new knowledge through the realization of pedagogical practice of experimentation of organic chemistry and use of software Jmol. The experiment of the production of ethno in step theoretical-experimental was a way of working in a more clear, dynamic and collaborative signification and construction of knowledge. The use of pedagogical and collaborative software Jmol in the stage-practical virtual and conceptual map in the stage collaborative enabled students to develop an understanding more facilitator of the concept, writing, representation and visualization in three dimensions of compounds of light hydrocarbons. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2574 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_dis_jtcruz.pdf | 24,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.