Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2573
Tipo: Dissertação
Título : A teoria aliada a experimentação na abordagem das leis ponderais da matéria para a promoção de aprendizagem significativa no ensino médio
Título en inglés: The theory in approach combined with testing of the weight laws of matter to promote meaningful learning in high school
Autor : Martins Júnior, Francisco Ranulfo Freitas
Tutor: Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Palabras clave : Química - Estudo e ensino;Química - Metodologia;Ensino médio
Fecha de publicación : 2012
Citación : MARTINS JÚNIOR, Francisco Ranulfo Freitas. A teoria aliada a experimentação na abordagem das leis ponderais da matéria para a promoção de aprendizagem significativa no ensino médio. 2012. 107 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumen en portugués brasileño: A Química é uma ciência que se caracteriza por estudar os aspectos qualitativos e quantitativos da matéria, tais como: a constituição, a estrutura, as transformações e a energia envolvida nas transformações. Tal estudo se inicia com a temática das leis ponderais da matéria, que são a base da Química como ciência. Buscou-se trabalhar tal temática com diferentes metodologias, aliando a teoria com a experimentação no Ensino Médio em busca da obtenção de aprendizagem significativa, em seguida uma pesquisa de campo foi realizada com a utilização de testes e questionários a 6 turmas de 1º ano do Ensino Médio regular, com uma média de 30 alunos por turma, de duas escolas de Fortaleza. Através da coleta de dados dos testes e questionários, foram analisados os resultados numa perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ao final da pesquisa ficou evidente que os alunos anseiam por uma educação que realmente promova aprendizagem, tal aprendizagem tende a ocorrer ao serem utilizadas diferentes metodologias de estudo, (teoria aliada a experimentação no caso) sem que haja hierarquia entre elas, para que o aluno tenha mais de uma opção de aprendizagem. Do presente trabalho foi extraído um produto educacional, um caderno temático acerca das leis ponderais da matéria, que tem por objetivo dar um apoio a prática docente dos educadores em Química, na temática das leis ponderais da matéria.
Abstract: Chemistry is a science that is characterized by studying the qualitative and quantitative aspects of matter, such as the establishment, structure, transformations, and energy involved in the transformations. This study begins with the topic of weight laws of matter, which are the foundation of Chemistry a science. It tried to work this theme if with different methodologies, combine theory with experiment in high school in search of obtaining meaningful learning, then a field survey was conducted with the use of tests and questionnaires to six classes in 1st year high school medium regular whit an average of 30 students per class, two schools in Fortaleza. By collecting data from tests and questionnaires, the results were analyzed from the perspective of learning theory of David Ausubel significant. At the end of the study if became evident that students yearn for an education that actually promote learning, such learning tends to occur when user different study methodologies, (theory combined experiment in the case) without any hierarchy between them, so that the student have more than one learning option. Of this study was extracted from an education product, a special issue on the laws of matter by weight, which aims to support the practice of teacher educators Chemistry at the thematic weight of the laws of matter.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2573
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_dis_frfmjunior.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.