Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25635
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Como as crianças usam o clítico em frases imperativas no discurso direto? |
Authors: | Moura, Ana Célia Clementino |
Keywords: | Clíticos;Aquisição da língua escrita;Crianças;Discurso direto |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade |
Citation: | Moura, A. C. C. (2001) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Pesquisas já comprovaram que há, no português brasileiro, uma preferência pelo uso dos clíticos na posição de próclise, principalmente quando se trata de discurso direto. O principal objetivo desse trabalho, que também trata dos clíticos no português brasileiro, é mostrar como as crianças em fase de aquisição da língua escrita empregam os pronomes áíonos, se as falas aparecem no imperativo. Para procedermos a análise, fizemos o levantamento do emprego do pronome nesse uso e entrevistamos 15 crianças da escola particular e 15 da pública para constatar que critérios elas adotam - se gráfico, semântico ou estilístico - para fazer suas escolhas. Revelou-se saliente que as crianças em fase de aquisição da língua escrita não empregam os clíticos de maneira aleatória, estão sempre ajustando suas escolhas a critérios gráfico, semântico ou estilístico. Revelou-se também que a escola dã tratamento imperativo e normativo ao emprego do clítico em frases imperativas, desconsiderando questões contextuais de usos linguísticos. |
Description: | MOURA, Ana Célia Clementino. Como as crianças usam o clítico em frases imperativas no discurso direto? Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 6, n. 5, p. 141-151, 2001. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25635 |
ISSN: | 2317-1219 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
art_2001_accmoura.pdf | 201,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.