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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Como as crianças usam o clítico em frases imperativas no discurso direto?
Autor(es): Moura, Ana Célia Clementino
Palavras-chave: Clíticos;Aquisição da língua escrita;Crianças;Discurso direto
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
Citação: Moura, A. C. C. (2001)
Resumo: Pesquisas já comprovaram que há, no português brasileiro, uma preferência pelo uso dos clíticos na posição de próclise, principalmente quando se trata de discurso direto. O principal objetivo desse trabalho, que também trata dos clíticos no português brasileiro, é mostrar como as crianças em fase de aquisição da língua escrita empregam os pronomes áíonos, se as falas aparecem no imperativo. Para procedermos a análise, fizemos o levantamento do emprego do pronome nesse uso e entrevistamos 15 crianças da escola particular e 15 da pública para constatar que critérios elas adotam - se gráfico, semântico ou estilístico - para fazer suas escolhas. Revelou-se saliente que as crianças em fase de aquisição da língua escrita não empregam os clíticos de maneira aleatória, estão sempre ajustando suas escolhas a critérios gráfico, semântico ou estilístico. Revelou-se também que a escola dã tratamento imperativo e normativo ao emprego do clítico em frases imperativas, desconsiderando questões contextuais de usos linguísticos.
Descrição: MOURA, Ana Célia Clementino. Como as crianças usam o clítico em frases imperativas no discurso direto? Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 6, n. 5, p. 141-151, 2001.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25635
ISSN: 2317-1219
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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