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Tipo: TCC
Título: Intervenção educativa sobre os cuidados do recém-nascido prematuro em Unidade Canguru
Título em inglês: Educational intervention on the care of the premature newborn in Kangaroo Unit
Autor(es): Pinheiro, Sarah Rayssa Cordeiro Sales
Orientador: Gubert, Fabiane do Amaral
Palavras-chave: Educação em Saúde;Recém-Nascido Prematuro;Método Canguru
Data do documento: 2016
Citação: PINHEIRO, S. R. C. S. Intervenção educativa sobre os cuidados do recém-nascido prematuro em Unidade Canguru. 2016. 56 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O processo educativo nas unidades neonatais, onde as mães/famílias são ensinadas a cuidarem dos seus filhos, além de favorecer um processo de adaptação e preparação, ajuda as mães a quebrarem obstáculos no retorno ao domicílio com seu bebê, tornando-as autônomas nesse processo. O objetivo desse estudo é promover junto às mães, no contexto do Método Canguru, estratégias educativas que fortaleçam a autoeficácia materna para o cuidado do recém-nascido em uma maternidade de Fortaleza-CE. Estudo do tipo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico o método etnográfico preconizado pela Enfermeira Madeleine Leininger, chamado etno-enfermagem. Percebeu-se durante o estudo que algumas mães tinham conhecimento prévio sobre alguns temas debatidos, porém muitas puérperas ainda possuíam muitas inseguranças e dúvidas. Conclui-se que é necessário que a equipe de enfermagem ofereça de forma contínua um suporte adequado a essas mulheres que passam por grandes transformações em suas vidas, promovendo, assim, a autoeficácia materna.
Abstract: The educational process in the neonatal units, where a mother / family can help take care of their child, besides favoring a process of adaptation and preparation, help as mothers break obstacles in the return home with their baby, making them autonomous in this process . The objective of the study is to promote with the mothers, without the context of the Kangaroo Method, educational strategies that strengthen maternal self-efficacy for newborn care in a maternity hospital in Fortaleza-CE. A descriptive exploratory study, with a qualitative approach, having as theoretical reference the ethnographic method recommended by Nurse Madeleine Leininger, called ethno-nursing. It was noticed during the study that some people have prior knowledge about some subjects debated, although often still have many insecurity and doubts. It is concluded that it is necessary for a nursing team to continuously provide adequate support to women who undergo major transformations in their lives, thus promoting maternal self-efficacy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25516
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