Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGubert, Fabiane do Amaral-
dc.contributor.authorPinheiro, Sarah Rayssa Cordeiro Sales-
dc.date.accessioned2017-09-05T16:43:24Z-
dc.date.available2017-09-05T16:43:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, S. R. C. S. Intervenção educativa sobre os cuidados do recém-nascido prematuro em Unidade Canguru. 2016. 56 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25516-
dc.description.abstractThe educational process in the neonatal units, where a mother / family can help take care of their child, besides favoring a process of adaptation and preparation, help as mothers break obstacles in the return home with their baby, making them autonomous in this process . The objective of the study is to promote with the mothers, without the context of the Kangaroo Method, educational strategies that strengthen maternal self-efficacy for newborn care in a maternity hospital in Fortaleza-CE. A descriptive exploratory study, with a qualitative approach, having as theoretical reference the ethnographic method recommended by Nurse Madeleine Leininger, called ethno-nursing. It was noticed during the study that some people have prior knowledge about some subjects debated, although often still have many insecurity and doubts. It is concluded that it is necessary for a nursing team to continuously provide adequate support to women who undergo major transformations in their lives, thus promoting maternal self-efficacy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectRecém-Nascido Prematuropt_BR
dc.subjectMétodo Cangurupt_BR
dc.titleIntervenção educativa sobre os cuidados do recém-nascido prematuro em Unidade Cangurupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO processo educativo nas unidades neonatais, onde as mães/famílias são ensinadas a cuidarem dos seus filhos, além de favorecer um processo de adaptação e preparação, ajuda as mães a quebrarem obstáculos no retorno ao domicílio com seu bebê, tornando-as autônomas nesse processo. O objetivo desse estudo é promover junto às mães, no contexto do Método Canguru, estratégias educativas que fortaleçam a autoeficácia materna para o cuidado do recém-nascido em uma maternidade de Fortaleza-CE. Estudo do tipo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico o método etnográfico preconizado pela Enfermeira Madeleine Leininger, chamado etno-enfermagem. Percebeu-se durante o estudo que algumas mães tinham conhecimento prévio sobre alguns temas debatidos, porém muitas puérperas ainda possuíam muitas inseguranças e dúvidas. Conclui-se que é necessário que a equipe de enfermagem ofereça de forma contínua um suporte adequado a essas mulheres que passam por grandes transformações em suas vidas, promovendo, assim, a autoeficácia materna.pt_BR
dc.title.enEducational intervention on the care of the premature newborn in Kangaroo Unitpt_BR
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_srcspinheiro.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.