Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207
Tipo: TCC
Título : Seleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutória
Autor : Amorim, Elivando Lima de
Tutor: Pinheiro, Tânia Saraiva de Melo
Palabras clave : Linguagem de programação (Computadores);Algoritmos;Educação – Aprendizagem
Fecha de publicación : 2014
Citación : AMORIM, Elivando Lima de. Seleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutória. 2014. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Ensinar e aprender programação continuam sendo um desafio. O processamento mental de abstrações e o domínio de habilidades de resolução de problemas são as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos estudantes. Assim, para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos e para auxiliá-los no entendimento dos conceitos abstratos de linguagens de programação e algoritmos, esta pesquisa propõe um conjunto de artefatos educacionais, que são compostos por um jogo, exercícios de programação contextualizados, ferramentas de visualização e depuração de algoritmos e por uma linguagem de programação visual. A seleção desse conjunto se baseou nas principais propostas discutidas nos eventos nacionais de Informática na Educação, bem como nas experiências positivas relatas. Os resultados foram: a seleção de um conjunto de artefatos educacionais que pode ser utilizado, durante a maior parte de um curso de Programação Introdutória, como um recurso complementar às aulas; definição das dificuldades e necessidades dos alunos, tratadas por cada artefato educacional; e uma proposta de sequência de utilização do conjunto de artefatos educacionais selecionado.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207
Aparece en las colecciones: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_elamorim.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.