Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Tânia Saraiva de Melo-
dc.contributor.authorAmorim, Elivando Lima de-
dc.date.accessioned2017-08-29T18:26:02Z-
dc.date.available2017-08-29T18:26:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAMORIM, Elivando Lima de. Seleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutória. 2014. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectEducação – Aprendizagempt_BR
dc.titleSeleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutóriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEnsinar e aprender programação continuam sendo um desafio. O processamento mental de abstrações e o domínio de habilidades de resolução de problemas são as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos estudantes. Assim, para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos e para auxiliá-los no entendimento dos conceitos abstratos de linguagens de programação e algoritmos, esta pesquisa propõe um conjunto de artefatos educacionais, que são compostos por um jogo, exercícios de programação contextualizados, ferramentas de visualização e depuração de algoritmos e por uma linguagem de programação visual. A seleção desse conjunto se baseou nas principais propostas discutidas nos eventos nacionais de Informática na Educação, bem como nas experiências positivas relatas. Os resultados foram: a seleção de um conjunto de artefatos educacionais que pode ser utilizado, durante a maior parte de um curso de Programação Introdutória, como um recurso complementar às aulas; definição das dificuldades e necessidades dos alunos, tratadas por cada artefato educacional; e uma proposta de sequência de utilização do conjunto de artefatos educacionais selecionado.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_elamorim.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.