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Tipo: TCC
Título : Comunicação como um dos elementos essenciais para o alcance dos objetivos do marketing interno: estudo de caso em empresa de call center
Autor : Vieira, Carmelita Ribeiro
Tutor: Leitão, Fernando Antônio Sabóia
Palabras clave : Comunicação;Marketing;Era da Informação;Marketing Interno;Comunicação Interna;Call Center;Gerenciamento da Informação
Fecha de publicación : 2011
Citación : VIEIRA, Carmelita Ribeiro.  A comunicação como um dos elementos essenciais para o alcance dos objetivos do marketing interno: estudo de caso em empresa de call center.  2011. 98f. TCC (graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2011.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho realizou um estudo sobre a comunicação e a sua função como ferramenta do Marketing Interno, elemento essencial para o alcance dos objetivos empresariais devido à valorização do produto pela experiência e à consequente valorização do funcionário, fenômenos da Era da Informação. O objetivo foi identificar como a Comunicação Interna deve ser trabalhada para que os objetivos do Marketing Interno sejam atingidos e verificar se o modelo ideal encontrado é utilizado por empresas que prestam serviço de atendimento – os call centers. Para tanto, foi realizada a análise da literatura existente, seguida de uma pesquisa de campo. A literatura mostrou que a comunicação possui importante papel neste contexto já que é responsável por conseguir a adesão dos funcionários ao trabalhar, de forma estratégica, a informação, seu principal produto. Para conseguir atingir este propósito, a comunicação que visa conquistar a adesão dos funcionários deve ser administrada com a mesma responsabilidade que a comunicação utilizada para fidelizar o cliente externo. Além disso, a informação deve ser gerenciada sob três importantes pilares: conteúdo, forma e canais. A partir destes aspectos e após coleta de dados realizada (análise de documentos públicos da empresa, entrevista com um profissional de comunicação e aplicação de questionário com mais de duzentos funcionários) identificou-se, após análise estatística das informações, que o modelo ideal de comunicação, supostamente encontrado, não foi totalmente identificado na prática.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25081
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