Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24976
Type: TCC
Title: Algumas contribuições de uma pré-escola pública de Caucaia-CE para a alfabetização de crianças
Authors: Silva, Maria de Fátima Abreu da
Advisor: Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
Keywords: Desenvolvimento integral;Educação Infantil;Estratégias pedagógicas
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, Maria de Fátima Abreu da. Algumas contribuições de uma pré-escola pública de Caucaia-CE para a alfabetização de crianças. 2012. 56f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo objetivou apreender como as estratégias pedagógicas de uma professora de Ensino Infantil tendem a contribuir para a alfabetização de crianças de cinco anos de idade. Damos ênfase as estratégias aplicadas nas atividades de português e de matemática, pois consideramos que há várias maneiras de preparar as crianças para a alfabetização. E essas não precisam necessariamente envolver letras ou o ensino delas. “É através do uso ativo da inteligência e da linguagem que as crianças irão desenvolvê-las, podemos perceber a importância da estimulação da curiosidade e atenção da criança, através de atividades lúdicas. Havendo tal estimulação, a leitura, a escrita e a matemática, por exemplo, têm uma grande possibilidade de se desenvolver no limite do possível”. As análises das observações feitas na instituição revelam que inicialmente as práticas pedagógicas da professora tendem a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Através das regras de convivência, brincadeiras espontâneas e liberdade para expressar seus sentimentos entre outros aspectos. Em segundo plano contribuem para que as crianças façam diferenciações entre códigos linguísticos e matemáticos. Isso tende a contribuir para o processo de alfabetização. Na sala de aula pesquisada as crianças identificavam as vogais, algumas letras e a maioria sabia escrever seu nome. Considerando que observamos a turma ainda no inicio do ano letivo de 2012 acreditamos que ao final do ano letivo todas as crianças já serão capazes de fazer seu nome e reconhecer as consoantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24976
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mfasilva.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.