Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24976
Tipo: | TCC |
Título: | Algumas contribuições de uma pré-escola pública de Caucaia-CE para a alfabetização de crianças |
Autor(es): | Silva, Maria de Fátima Abreu da |
Orientador: | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
Palavras-chave: | Desenvolvimento integral;Educação Infantil;Estratégias pedagógicas |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | SILVA, Maria de Fátima Abreu da. Algumas contribuições de uma pré-escola pública de Caucaia-CE para a alfabetização de crianças. 2012. 56f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | Este estudo objetivou apreender como as estratégias pedagógicas de uma professora de Ensino Infantil tendem a contribuir para a alfabetização de crianças de cinco anos de idade. Damos ênfase as estratégias aplicadas nas atividades de português e de matemática, pois consideramos que há várias maneiras de preparar as crianças para a alfabetização. E essas não precisam necessariamente envolver letras ou o ensino delas. “É através do uso ativo da inteligência e da linguagem que as crianças irão desenvolvê-las, podemos perceber a importância da estimulação da curiosidade e atenção da criança, através de atividades lúdicas. Havendo tal estimulação, a leitura, a escrita e a matemática, por exemplo, têm uma grande possibilidade de se desenvolver no limite do possível”. As análises das observações feitas na instituição revelam que inicialmente as práticas pedagógicas da professora tendem a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Através das regras de convivência, brincadeiras espontâneas e liberdade para expressar seus sentimentos entre outros aspectos. Em segundo plano contribuem para que as crianças façam diferenciações entre códigos linguísticos e matemáticos. Isso tende a contribuir para o processo de alfabetização. Na sala de aula pesquisada as crianças identificavam as vogais, algumas letras e a maioria sabia escrever seu nome. Considerando que observamos a turma ainda no inicio do ano letivo de 2012 acreditamos que ao final do ano letivo todas as crianças já serão capazes de fazer seu nome e reconhecer as consoantes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24976 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mfasilva.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.