Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24761
Tipo: Artigo de Evento
Título: O regulamento de 1889 e a organização do ensino superior no Exército Brasileiro
Autor(es): Marques, Janote Pires
Palavras-chave: Regulamento de 1889;Ensino superior no Exército Brasileiro;Ensino militar;Escola Superior de Guerra
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)
Citação: Marques, J. P. (2012)
Resumo: O ano de 1889 foi marcante para a história do Brasil e, particularmente, para o Exército Brasileiro (EB) por causa de seu protagonismo na proclamação da República. Foi por esse tempo que ocorreu uma expansão no ensino dentro do EB, por vezes tumultuada pelo excesso de reformas educacionais. De 1889 a 1905, foram quatro grandes mudanças nos currículos, por sua vez, marcados pelo embate entre o saber científico (teórico) e o saber profissional (militar). No período em tela, o tipo de ensino (saber) constituído foi influenciado por vários fatores, como as correntes de pensamento que chegavam da Europa, principalmente o cientificismo; a transição para a República e o papel dos militares nesse processo; e a necessidade de “modernizar” a educação militar. [...]
Descrição: MARQUES, Janote Pires. O regulamento de 1889 e a organização do ensino superior no Exército Brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 786-802.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24761
ISBN: 9788581260167
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_jpmarques.pdf253,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.