Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24761
Tipo: Artigo de Evento
Título : O regulamento de 1889 e a organização do ensino superior no Exército Brasileiro
Autor : Marques, Janote Pires
Palabras clave : Regulamento de 1889;Ensino superior no Exército Brasileiro;Ensino militar;Escola Superior de Guerra
Fecha de publicación : 2012
Editorial : XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)
Citación : Marques, J. P. (2012)
Resumen en portugués brasileño: O ano de 1889 foi marcante para a história do Brasil e, particularmente, para o Exército Brasileiro (EB) por causa de seu protagonismo na proclamação da República. Foi por esse tempo que ocorreu uma expansão no ensino dentro do EB, por vezes tumultuada pelo excesso de reformas educacionais. De 1889 a 1905, foram quatro grandes mudanças nos currículos, por sua vez, marcados pelo embate entre o saber científico (teórico) e o saber profissional (militar). No período em tela, o tipo de ensino (saber) constituído foi influenciado por vários fatores, como as correntes de pensamento que chegavam da Europa, principalmente o cientificismo; a transição para a República e o papel dos militares nesse processo; e a necessidade de “modernizar” a educação militar. [...]
Descripción : MARQUES, Janote Pires. O regulamento de 1889 e a organização do ensino superior no Exército Brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 786-802.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24761
ISBN : 9788581260167
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_eve_jpmarques.pdf253,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.