Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24729
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliando as ideias de John Dewey introduzidas na educação brasileira |
Authors: | Nascimento, Eimard Gomes Antunes do Silva, Antônia Bruna da |
Keywords: | Teoria de Educação de Dewey;Prática Pedagógica;Atividades de pesquisa educacional;Educação Brasileira |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) |
Citation: | Nascimento, E. G. A.; Silva, A. B. (2012) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As ideias pedagógicas do filósofo e educador John Dewey tiveram uma importante influência sobre a educação brasileira. Nesse artigo, estabelecerá dois momentos distintos que acentuam essa influência. O primeiro deles é o Movimento dos Pioneiros da Escola Nova (1932). Nesse momento é significativo o aspecto político das idéiasdeweyanas no Brasil, por meio da atuação do educador brasileiro Anísio Teixeira (1900- 1971), tradutor das principais obras de Dewey para a língua portuguesa, bem como a difusão das idéiasdeweyanas na educação brasileira. Anísio Teixeira foi aluno de John Dewey na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, daí sua estreita relação com o pensamento do filósofo norte-americano. [...] |
Description: | NASCIMENTO, Eimard Gomes Antunes do; SILVA, Antônia Bruna da. Avaliando as ideias de John Dewey introduzidas na educação brasileira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 633-646. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24729 |
ISBN: | 9788581260167 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_egadonascimento.pdf | 236,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.