Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24704
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A avaliação da escrita no ciclo de alfabetização: uma análise dos resultados da avaliação nacional da alfabetização no Estado do Ceará |
Authors: | Carvalho, Alanna Oliveira Pereira Freire, Emanuella Sampaio Mota, Valquíria Soares Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Keywords: | Avaliação da alfabetização;Escrita;ANA;Writing |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Carvalho, A. O. P.; Freire, E. S.; Mota, V. S.; Ribeiro, A. P. M. (2015) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo tem como objetivo principal apresentar os resultados da avaliação da parte escrita da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa voltado para os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental. Considerando as finalidades da ANA, estima-se que esta avaliação possa subsidiar a prática docente no ciclo de alfabetização das escolas brasileiras. A pesquisa se delineou em seu aspecto bibliográfico tendo como referencial teórico as concepções de alfabetização e letramento do próprio Programa (BRASIL, 2012, 2013), de Ferreiro e Teberosky (1999); e de avaliação por Carvalho et. al (2014), Freire et. al (2010) e Viana (2000). Além disso, buscou-se conhecer os resultados e análises da ANA no estado do Ceará. As fontes documentais foram os relatórios gerados pelo Sispacto e documentos oficiais de referência dessa avaliação. A análise dos dados se deu pela categorização dos dados oriundos da própria análise documental, enfatizando os aspectos teóricos e técnicos da avaliação, até o entendimento pedagógico dos resultados apresentados. Destaca-se a importância de se perceber todo o caminho percorrido pela avaliação no intuito de se entender e melhor interpretar seus resultados. A ação docente enriquece a prática da alfabetização e do letramento quando bem fundamentada e partilhada. |
Abstract: | This article aims to present the results of the written part of the external evaluation named National Literacy Assessment – ANA, part of the National Pact for Literacy in the Right Age – PNAIC for students of 3rd year of elementary school. Considering the aims of the ANA, it is estimated that this evaluation can support the teaching practice in literacy cycle of Brazilian schools. The research outlined in its bibliographic aspect theoretically based in literacy concepts of the program itself (BRAZIL, 2012, 2013), from Ferreiro and Teberosky (1999); and about evaluation, from Carvalho et. al (2014), Freire et. al (2010) and Viana (2000). In addition, this research intended to know the results and analysis of ANA in the state of Ceará. The documentary sources were the reports generated by sispacto and official documents of reference of the evaluation. Data analysis was due to the categorization of data from the own documentary analysis, emphasizing the theoretical aspects and evaluation of technical, to the pedagogical understanding of the results presented. It emphasizes the importance of realizing every step of the evaluation in order to understand and interpret their results. The teaching activities enriches the practice of literacy when it is well-founded and shared. |
Description: | CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; FREIRE, Emanuella Sampaio; MOTA, Valquíria Soares; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. A avaliação da escrita no ciclo de alfabetização: uma análise dos resultados da avaliação nacional da alfabetização no Estado do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 400-421. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24704 |
ISBN: | 9788581260907 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_aopcarvalho.pdf | 510,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.