Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Alanna Oliveira Pereira | - |
dc.contributor.author | Freire, Emanuella Sampaio | - |
dc.contributor.author | Mota, Valquíria Soares | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-16T10:29:56Z | - |
dc.date.available | 2017-08-16T10:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, A. O. P.; Freire, E. S.; Mota, V. S.; Ribeiro, A. P. M. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24704 | - |
dc.description | CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; FREIRE, Emanuella Sampaio; MOTA, Valquíria Soares; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. A avaliação da escrita no ciclo de alfabetização: uma análise dos resultados da avaliação nacional da alfabetização no Estado do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 400-421. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to present the results of the written part of the external evaluation named National Literacy Assessment – ANA, part of the National Pact for Literacy in the Right Age – PNAIC for students of 3rd year of elementary school. Considering the aims of the ANA, it is estimated that this evaluation can support the teaching practice in literacy cycle of Brazilian schools. The research outlined in its bibliographic aspect theoretically based in literacy concepts of the program itself (BRAZIL, 2012, 2013), from Ferreiro and Teberosky (1999); and about evaluation, from Carvalho et. al (2014), Freire et. al (2010) and Viana (2000). In addition, this research intended to know the results and analysis of ANA in the state of Ceará. The documentary sources were the reports generated by sispacto and official documents of reference of the evaluation. Data analysis was due to the categorization of data from the own documentary analysis, emphasizing the theoretical aspects and evaluation of technical, to the pedagogical understanding of the results presented. It emphasizes the importance of realizing every step of the evaluation in order to understand and interpret their results. The teaching activities enriches the practice of literacy when it is well-founded and shared. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | ANA | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | A avaliação da escrita no ciclo de alfabetização: uma análise dos resultados da avaliação nacional da alfabetização no Estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem como objetivo principal apresentar os resultados da avaliação da parte escrita da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa voltado para os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental. Considerando as finalidades da ANA, estima-se que esta avaliação possa subsidiar a prática docente no ciclo de alfabetização das escolas brasileiras. A pesquisa se delineou em seu aspecto bibliográfico tendo como referencial teórico as concepções de alfabetização e letramento do próprio Programa (BRASIL, 2012, 2013), de Ferreiro e Teberosky (1999); e de avaliação por Carvalho et. al (2014), Freire et. al (2010) e Viana (2000). Além disso, buscou-se conhecer os resultados e análises da ANA no estado do Ceará. As fontes documentais foram os relatórios gerados pelo Sispacto e documentos oficiais de referência dessa avaliação. A análise dos dados se deu pela categorização dos dados oriundos da própria análise documental, enfatizando os aspectos teóricos e técnicos da avaliação, até o entendimento pedagógico dos resultados apresentados. Destaca-se a importância de se perceber todo o caminho percorrido pela avaliação no intuito de se entender e melhor interpretar seus resultados. A ação docente enriquece a prática da alfabetização e do letramento quando bem fundamentada e partilhada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_aopcarvalho.pdf | 510,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.