Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24699
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A educação de jovens e adultos: uma análise sobre a avaliação da aprendizagem |
Autor(es): | Souza, Antonio Raimundo de Melo |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Educação de Jovens e Adultos;Professor;Teacher |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | Souza, A. R. M. (2015) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender que elementos são necessários, para a realização da avaliação voltada para os alunos da modalidade de ensino de jovens e adultos por meio da perspectiva formativa. Os objetivos específicos são: entender quais as dificuldades que permeiam o processo de avaliação formativa quanto à sua aplicabilidade; observar qual entendimento que o aluno e o professor têm a respeito da avaliação; realizar um comparativo entre a prática do professor e o que está expresso no manual do Ministério da Educação; perceber se a avaliação vivenciada pelos sujeitos acontece por meio de uma avaliação formativa ou classificatória. Para a efetivação desse estudo, buscamos a orientação dos cadernos de orientação aos professores da Educação de Jovens e Adultos fornecidos pela secretaria municipal de educação da cidade de Fortaleza/CE, o Projeto Político-Pedagógico da instituição onde a pesquisa foi realizada e as provas feitas pelos alunos. Também foi utilizado um questionário para os alunos e professores. Nesta pesquisa, constatou-se que os sujeitos compreendem a impotência que a avaliação tem, porém a entendem como uma forma de mudar de uma série para outra. |
Abstract: | The aim of the present work is to understand what elements are necessary for the achievement of the assessment of learning and focus the students of teaching modality Education of Young People and Adults (EYA). The specific objectives are: to perceive what are the difficulties that permeates the process of evaluation as to its applicability; to observe what understanding, that the student and teacher has the respect of the evaluation; to watch if the assessment experienced by subject happens through a formative evaluation or classification. To conduct this study, we seek the general guidelines for the development of pedagogical work in the EYA, supplied by the municipal department of education of the city of Fortaleza/CE, the Political-Pedagogical Project of the institution where the research was carried out and the evidence made by the students. In this study we found that the subjects understand the importance that the evaluation has, however the means as a way to changing from one series to another. |
Descrição: | SOUZA, Antonio Raimundo de Melo. A educação de jovens e adultos: uma análise sobre a avaliação da aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2937-2944. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24699 |
ISBN: | 9788581260907 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_armsouza.pdf | 488,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.