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dc.contributor.authorSouza, Antonio Raimundo de Melo-
dc.date.accessioned2017-08-14T15:06:52Z-
dc.date.available2017-08-14T15:06:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSouza, A. R. M. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24699-
dc.descriptionSOUZA, Antonio Raimundo de Melo. A educação de jovens e adultos: uma análise sobre a avaliação da aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2937-2944.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the present work is to understand what elements are necessary for the achievement of the assessment of learning and focus the students of teaching modality Education of Young People and Adults (EYA). The specific objectives are: to perceive what are the difficulties that permeates the process of evaluation as to its applicability; to observe what understanding, that the student and teacher has the respect of the evaluation; to watch if the assessment experienced by subject happens through a formative evaluation or classification. To conduct this study, we seek the general guidelines for the development of pedagogical work in the EYA, supplied by the municipal department of education of the city of Fortaleza/CE, the Political-Pedagogical Project of the institution where the research was carried out and the evidence made by the students. In this study we found that the subjects understand the importance that the evaluation has, however the means as a way to changing from one series to another.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos: uma análise sobre a avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo geral compreender que elementos são necessários, para a realização da avaliação voltada para os alunos da modalidade de ensino de jovens e adultos por meio da perspectiva formativa. Os objetivos específicos são: entender quais as dificuldades que permeiam o processo de avaliação formativa quanto à sua aplicabilidade; observar qual entendimento que o aluno e o professor têm a respeito da avaliação; realizar um comparativo entre a prática do professor e o que está expresso no manual do Ministério da Educação; perceber se a avaliação vivenciada pelos sujeitos acontece por meio de uma avaliação formativa ou classificatória. Para a efetivação desse estudo, buscamos a orientação dos cadernos de orientação aos professores da Educação de Jovens e Adultos fornecidos pela secretaria municipal de educação da cidade de Fortaleza/CE, o Projeto Político-Pedagógico da instituição onde a pesquisa foi realizada e as provas feitas pelos alunos. Também foi utilizado um questionário para os alunos e professores. Nesta pesquisa, constatou-se que os sujeitos compreendem a impotência que a avaliação tem, porém a entendem como uma forma de mudar de uma série para outra.pt_BR
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