Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24637
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Avaliações ou exames? Práticas avaliativas dos processos de ensino e aprendizagem dos docentes de uma instituição de ensino superior |
Autor : | Di Paula, Lucilene Cavalcante Dias, Edna Maria Leite Morais, Diana Maria Cavalcante |
Palabras clave : | Práticas avaliativas;Formação;Modelo pedagógico;Formation |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citación : | Di Paula, L. C.; Dias, E. M. L.; Morais, D. M. C. (2015) |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa, intitulada AVALIAÇÕES OU EXAMES? PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, é o resultado de um microestudo de caso etnográfico, realizado com docentes do ensino superior, sujeitos participantes na cidade de Fortaleza. Durante a pesquisa, identificamos as dificuldades encontradas com as práticas avaliativas realizadas no decorrer das práticas em sala de aula. Analisando as experiências docentes, constatamos a ausência da prática de capacitação sobre estratégias e avaliação. Na maioria das vezes, organizava-se avaliação sem sentido. Tomando como base os temas emergentes nas entrevistas, como fundamento na teoria que alicerçou esta pesquisa, organizamos uma narrativa através de análises que nos permitiram compreender os fatores que motivaram e os que inibiram a construção significativa. O estudo constatou que as práticas tradicionais de avaliação, vivenciadas, não contribuíram para o despertar de um desejo de construção de um professor autor de práticas avaliativas. |
Abstract: | This research, entitled REVIEWS OR TESTS? PRACTICAL evaluative PROCESS OF TEACHING OF TEACHERS OF A HIGHER EDUCATION INSTITUTION. It is the result of a micro ethnographic case study, carried out in higher education, subject participants in the city of Fortaleza. During the research, we identified the difficulties encountered with the assessment practices carried out in the course of the practices in the classroom. Analyzing teaching experiences, we find the lack of practical training about strategies and evaluation, for the most part, was organized in assessment meaningless. Based on the emerging themes in the interviews, as the foundation on the theory that its foundations this research, organize a narrative through analyzes that allowed us to understand the factors that motivated and that inhibited the significant construction. The study found that the traditional practices of assessment, experienced, did not contribute to the awakening of a desire to build a teacher author of assessment practices. |
Descripción : | DI PAULA, Lucilene Cavalcante; DIAS, Edna Maria Leite; MORAIS, Diana Maria Cavalcante. Avaliações ou exames? Práticas avaliativas dos processos de ensino e aprendizagem dos docentes de uma instituição de ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2851-2860. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24637 |
ISBN : | 9788581260907 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_lcdpaula.pdf | 444,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.