Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDi Paula, Lucilene Cavalcante-
dc.contributor.authorDias, Edna Maria Leite-
dc.contributor.authorMorais, Diana Maria Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-08-10T12:10:09Z-
dc.date.available2017-08-10T12:10:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDi Paula, L. C.; Dias, E. M. L.; Morais, D. M. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24637-
dc.descriptionDI PAULA, Lucilene Cavalcante; DIAS, Edna Maria Leite; MORAIS, Diana Maria Cavalcante. Avaliações ou exames? Práticas avaliativas dos processos de ensino e aprendizagem dos docentes de uma instituição de ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2851-2860.pt_BR
dc.description.abstractThis research, entitled REVIEWS OR TESTS? PRACTICAL evaluative PROCESS OF TEACHING OF TEACHERS OF A HIGHER EDUCATION INSTITUTION. It is the result of a micro ethnographic case study, carried out in higher education, subject participants in the city of Fortaleza. During the research, we identified the difficulties encountered with the assessment practices carried out in the course of the practices in the classroom. Analyzing teaching experiences, we find the lack of practical training about strategies and evaluation, for the most part, was organized in assessment meaningless. Based on the emerging themes in the interviews, as the foundation on the theory that its foundations this research, organize a narrative through analyzes that allowed us to understand the factors that motivated and that inhibited the significant construction. The study found that the traditional practices of assessment, experienced, did not contribute to the awakening of a desire to build a teacher author of assessment practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectModelo pedagógicopt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.titleAvaliações ou exames? Práticas avaliativas dos processos de ensino e aprendizagem dos docentes de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa, intitulada AVALIAÇÕES OU EXAMES? PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, é o resultado de um microestudo de caso etnográfico, realizado com docentes do ensino superior, sujeitos participantes na cidade de Fortaleza. Durante a pesquisa, identificamos as dificuldades encontradas com as práticas avaliativas realizadas no decorrer das práticas em sala de aula. Analisando as experiências docentes, constatamos a ausência da prática de capacitação sobre estratégias e avaliação. Na maioria das vezes, organizava-se avaliação sem sentido. Tomando como base os temas emergentes nas entrevistas, como fundamento na teoria que alicerçou esta pesquisa, organizamos uma narrativa através de análises que nos permitiram compreender os fatores que motivaram e os que inibiram a construção significativa. O estudo constatou que as práticas tradicionais de avaliação, vivenciadas, não contribuíram para o despertar de um desejo de construção de um professor autor de práticas avaliativas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_lcdpaula.pdf444,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.