Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24637
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliações ou exames? Práticas avaliativas dos processos de ensino e aprendizagem dos docentes de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Di Paula, Lucilene Cavalcante
Dias, Edna Maria Leite
Morais, Diana Maria Cavalcante
Palavras-chave: Práticas avaliativas;Formação;Modelo pedagógico;Formation
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Di Paula, L. C.; Dias, E. M. L.; Morais, D. M. C. (2015)
Resumo: A presente pesquisa, intitulada AVALIAÇÕES OU EXAMES? PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, é o resultado de um microestudo de caso etnográfico, realizado com docentes do ensino superior, sujeitos participantes na cidade de Fortaleza. Durante a pesquisa, identificamos as dificuldades encontradas com as práticas avaliativas realizadas no decorrer das práticas em sala de aula. Analisando as experiências docentes, constatamos a ausência da prática de capacitação sobre estratégias e avaliação. Na maioria das vezes, organizava-se avaliação sem sentido. Tomando como base os temas emergentes nas entrevistas, como fundamento na teoria que alicerçou esta pesquisa, organizamos uma narrativa através de análises que nos permitiram compreender os fatores que motivaram e os que inibiram a construção significativa. O estudo constatou que as práticas tradicionais de avaliação, vivenciadas, não contribuíram para o despertar de um desejo de construção de um professor autor de práticas avaliativas.
Abstract: This research, entitled REVIEWS OR TESTS? PRACTICAL evaluative PROCESS OF TEACHING OF TEACHERS OF A HIGHER EDUCATION INSTITUTION. It is the result of a micro ethnographic case study, carried out in higher education, subject participants in the city of Fortaleza. During the research, we identified the difficulties encountered with the assessment practices carried out in the course of the practices in the classroom. Analyzing teaching experiences, we find the lack of practical training about strategies and evaluation, for the most part, was organized in assessment meaningless. Based on the emerging themes in the interviews, as the foundation on the theory that its foundations this research, organize a narrative through analyzes that allowed us to understand the factors that motivated and that inhibited the significant construction. The study found that the traditional practices of assessment, experienced, did not contribute to the awakening of a desire to build a teacher author of assessment practices.
Descrição: DI PAULA, Lucilene Cavalcante; DIAS, Edna Maria Leite; MORAIS, Diana Maria Cavalcante. Avaliações ou exames? Práticas avaliativas dos processos de ensino e aprendizagem dos docentes de uma instituição de ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2851-2860.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24637
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_lcdpaula.pdf444,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.