Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24631
Tipo: Artigo de Evento
Título : Dificuldades de aprendizagem dos alunos com baixo rendimento numa instituição particular de grande porte em Fortaleza, sob o crivo da avaliação
Autor : Oliveira, Listamila Sousa de
Silva, Bruna de Souza Silva e
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palabras clave : Avaliação;Ensino e aprendizagem;Baixo rendimento;Evaluation
Fecha de publicación : 2015
Editorial : VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citación : Oliveira, L. S.; Silva, B. S. S.; Rodrigues, M. S. S. (2015)
Resumen en portugués brasileño: A avaliação do ensino-aprendizagem é tema de discussão recorrente no cenário escolar, sendo objeto de estudo permanente, dada à sua complexidade conceitual e prática. A herança psicológica, carregada de abusos nas práticas escolares atávicas, nos fez herdeiros de uma pedagogia de medo e repulsa da avaliação até os dias atuais. No Ensino Médio parece ser ainda mais visível. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é verificar, no âmbito da avaliação, quais dificuldades os alunos enfrentam no dia a dia do processo ensino e aprendizagem em uma escola particular de educação básica de Fortaleza, e quais saídas eles apontam para vencê-las. Como procedimento metodológico, realizou-se pesquisa de campo com abordagem qualitativa, por meio de 353 entrevistas escritas realizadas com alunos de baixo rendimento, do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, nas duas sedes da Instituição, no primeiro semestre de 2015. A primeira etapa ocorreu em abril e a segunda, em maio de 2015. A incidência, em algumas respostas, possibilitou a construção de algumas categorias de análise posteriormente quantificadas. Os dados revelaram fragilidade dos aspectos desinteresse, concentração, baixa autoestima e pouco apoio da família, sendo este último com unanimidade nas respostas.
Abstract: The evaluation of teaching and learning is a recurring topic of discussion in the school setting, with permanent object of study, due to its conceptual complexity and practice. Psychological inheritance charged with abuse in the atavistic school practices made us heirs of pedagogy of fear and assessment of revulsion to the present day. In high school will be further seems more visible. Thus, the aim of this study is to verify, in the evaluation, what difficulties students face in day to day teaching and learning process in a particular school of basic education Fortaleza and what they exit point to win them. As methodological procedure, field research was conducted with a qualitative approach, through 353 Interviews Writings with low-income students, the first and second years of high school, the two headquarters of the institution in the first half of 2015. The first stage It occurred in April and the second in May 2015.A focus on some answers enabled the construction of some later quantified analysis of categories. The data revealed fragility of disinterest aspects, concentration, low self-esteem and little support from family, the latter unanimously in the responses.
Descripción : OLIVEIRA, Listamila Sousa de; SILVA, Bruna de Souza Silva e; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Dificuldades de aprendizagem dos alunos com baixo rendimento numa instituição particular de grande porte em Fortaleza, sob o crivo da avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 934-950.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24631
ISBN : 9788581260907
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_lsoliveira.pdf477,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.