Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24599
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Concepção de avaliação do ensino-aprendizagem: percepção docente no curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) / Sobral (CE) |
Autor : | Fernandes, Maria Petrília Rocha Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes Silva, Maria do Socorro Sousa e |
Palabras clave : | Avaliação;Ensino-aprendizagem;Design;Teaching and learning assessment |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citación : | FERNANDES, Maria Petrília Rocha; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; SILVA, Maria do Socorro Sousa e. Concepção de avaliação do ensino-aprendizagem: percepção docente no curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) / Sobral (CE). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1133-1150. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo teve como objetivo compreender a concepção de avaliação de ensino-aprendizagem na prática docente universitária no curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A revisão de literatura constituiu-se em estudos do estado da arte de outras pesquisas, bem como autores na área da avaliação da aprendizagem, como Vianna (2000), Luckesi (2003), Hadji (2001), Perrenoud (1999), dentre outros, a qual se estendeu até o final da investigação. A pesquisa de natureza qualitativa ocorreu através de um estudo de caso. Na sequência, para a coleta dos dados de campo, fora aplicado um questionário com cinco sujeitos, sendo três professores substitutos e dois professores efetivos do curso em questão. No processo de análise dos dados de campo, trabalhou-se com classes e categorias. Embasados no enfoque da pesquisa etnográfica, através da revisão da literatura desse campo e da aplicação de instrumentos de coleta de dados a docentes, foi possível compreender como eles concebem e percebem a avaliação na prática docente universitária. Considera-se que através da valorização dos conhecimentos relativos à avaliação educacional, os profissionais da educação terão novas posturas frente à elaboração e ao desenvolvimento dela nas instituições de ensino. |
Abstract: | This study aimed to understand the concept of evaluation of teaching and learning in the university teaching practice in the Course of Physical Education at the State University Valley Acaraú (UVA). The literature review was constituted in state of the art studies from other research, as well as authors in the field of evaluation of learning, as Vianna (2000), Luckesi (2003), Hadji (2001), Perrenoud (1999), among others, which lasted until the end of the investigation. The qualitative research was carried out through a case study. As a result, for the collection of field data, a questionnaire was applied to 05 (five) subjects, as follows: 3 (three) substitute teachers and 02 (two) effective teachers of the course in question. In the process of analyzing the field data worked with classes and categories. Grounded in ethnographic research approach by reviewing the literature of the field and the application of data collection instruments to teachers, it was possible to understand how they conceive and realize the evaluation in the university teaching practice. It is considered that through the enhancement of knowledge about the educational evaluation, education professionals will have new attitudes front to the preparation and the development of it in educational institutions. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24599 |
ISBN : | 9788581260907 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mprfernandes.pdf | 473,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.