Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24511
Tipo: Artigo de Evento
Título: Configuração do pragmatismo na educação brasileira: ideias de Anísio Teixeira
Autor(es): Nascimento, Eimard Gomes Antunes do
Silva, Antônia Bruna da
Palavras-chave: Pragmatismo;Educação Brasileira;Escola profissionalizante;Qualificação profissional;Eduacação Continuada
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)
Citação: Nascimento, E. G. A.; Silva, A. B. (2012)
Resumo: As definições do termo pragmatismo (prágmato+ismo) apresentadas pelo Dicionário Michaelis levam a concluir que a sua essência é a prática: 1 Ênfase no pensamento filosófico na aplicação das idéias e das conseqüências práticas de conceitos e conhecimentos; filosofia utilitária. 2 Tratamento dos fenômenos históricos com referência especial às suas causas, condições antecedentes e resultados. 3 Consideração das coisas de um ponto de vista prático.
Descrição: NASCIMENTO, Eimard Gomes Antunes do; SILVA Antônia Bruna da. Configuração do pragmatismo na educação brasileira: ideias de Anísio Teixeira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 647-659.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24511
ISBN: 978-85-8126-016-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_egadonascimentoabdasilva.pdf206,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.