Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24428
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de instituições de ensino superior |
Título en inglés: | Virtual practice communities of the administrative technicians in education of higher education institutions |
Autor : | Rimá, Jaqueline de Castro Garcia, Joana Coeli Ribeiro Targino, Maria das Graças |
Palabras clave : | Comunidades de práticas virtuais;Comunidades de práticas;CoP;Gestão pública dos técnicos administrativos em Educação |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Revista Informação em Pauta |
Citación : | RIMÁ, Jaqueline de Castro; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças. Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de instituições de ensino superior. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 8-27, jan./jun. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Apresenta-se a comunidade de prática virtual “Gestão Pública dos Técnicos Administrativos em Educação” (GPTAE) como um grupo que amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (e-books). |
Abstract: | The virtual practice community "Public Management of Administrative Technicians in Education" (GPTAE) is presented in the light of virtual practice communities as a group that, using this strategy, broadens and develops knowledge among the components from different regions and linked to different Brazilian higher education institutions (IES). It is a case study, carried out through documentary, bibliographic research and participant observation, with qualitative approach and use of netnography. The results attest to extrapolation of the virtual practice community. The actions leave the virtual field and they are materialized as consequence of the union and engagement of those who are involved in them. It is inferred that the GPTAE community is concerned with collective learning, updating and management of the contents generated and disseminated among its members, as well as it encourages the sharing of knowledge through annual publications for e-book publishing. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24428 |
ISSN : | 2525-3468 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_jcrimajcrgarcia.pdf | 449,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.