Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24409
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Blog: orientações de ensino em um livro didático do Ensino Médio |
Authors: | Cantuário, Antonio Artur Silva |
Keywords: | Blog;Livro didático;Orientações de ensino;Teaching guidelines |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Revista Entrepalavras |
Citation: | Cantuário, A. A. S. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os gêneros digitais constituem-se em importantes instrumentos de ensino de língua materna, haja vista as inúmeras possibilidades didáticas para trabalhar com eles em sala de aula. Vislumbra-se, pois, verificar, em um livro didático recomendado pelo PNLD, de que modo o gênero blog é didatizado e proposto à produção, que orientações de ensino desse gênero digital podem ser vistas no material didático, bem como averiguar que alterações sofre ao ser transposto de seu suporte natural, a web, para essa obra didática. Utilizou-se para as análises o livro didático Gêneros em rede: leitura e produção de texto, que trata do gênero blog no capítulo 21. Como procedimento de investigação, utilizou-se um formulário que sugere algumas provocações acerca da inserção do gênero blog na dimensão do livro didático. Tem-se como aporte teórico Bakhtin (2011) sobre os gêneros textuais e Marcuschi e Xavier (2010) sobre os gêneros digitais. Bawarshi e Reiff (2013), Freenberg (2010) e Schneuwly (1999) ajudam também a compor o cenário teórico desta pesquisa. A atividade de produção encontrada orienta que os discentes adentrem, de fato, no ambiente virtual. Constatou-se também que não houve perdas significativas em relação à dinamicidade de alguns recursos estilístico composicionais peculiares aos gêneros do ambiente digital: as cliclagens, os hipertextos, as animações, os emotions, etc. Quanto às referendações teóricas trazidas pelo livro, este contempla definições e abordagens de ensino pautadas na perspectiva sociointeracionista da teoria de Bakhtin (2011) sobre os gêneros discursivos. |
Abstract: | Digital genres constitute important teaching tools of mother tongue, given the numerous educational possibilities of working these electronic discourse in the classroom. One glimpses therefore verify, in a textbook recommended by PNLD, how the blog genre is didatizado and proposed to the production that this digital gender teaching guidelines can be seen in the teaching material, as well as ascertain that changes suffers when be transposed from its natural support, the web, for this didactic work. It was used for the analyzes the textbook networking Genres: reading and text production that comes to blog kind in chapter twenty-one (21) and as a research procedure used a form that suggests some teasing about gender inclusion blog on the size of the textbook. It has as theoretical support Bakhtin (2011) about the genres and Marcuschi and Xavier (2010) on the digital genres. Bawarshi and Reiff (2013), Freenberg (2010) and Schneuwly (1999) also help make up the theoretical scenario of this research. The production activity guides found that students adentrem, in fact, to the virtual environment. It was also found that there were significant losses in relation to the dynamics of some stylistic compositional features peculiar to the genres of the digital environment: cliclagens, hypertext, animations, emoticons, etc. As for the theoretical references brought the book, this includes definitions and teaching approaches guided by the sociointeractionist perspective of Bakhtin’s theory (2011) on the genres. |
Description: | CANTUÁRIO, Antonio Artur Silva. Blog: orientações de ensino em um livro didático do ensino médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 5 esp., p. 137-148, jan./jun. 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24409 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_art_aascantuario.pdf | 158,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.