Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24369
Type: Artigo de Periódico
Title: Análise do discurso e ensino de língua materna: a construção do sujeito autor
Title in English: Discourse analysis and mother tongue teaching: the construction of the subject author
Authors: Garcia, Avany Aparecida
Keywords: Análise do discurso;Sujeito autor;Ensinamento de língua materna;Discourse analysis
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: Garcia, A. A. (2016)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo busca estabelecer relações possíveis e convenientes entre a Análise do Discurso e o ensino de língua materna, no sentido de se promover a formação de um sujeito autor crítico, com o respaldo linguístico necessário para o exercício da cidadania. Ao explicitar mecanismos discursivos da linguagem, considera-se o uso estratégico destes em produções textuais que, submissas às imposições sistêmicas, imprimem em seu conteúdo um caráter de intervenção no contexto histórico-social. Para tanto, são apreciadas postulações que conduzem a uma elaboração materialista do discurso, na qual este é apreendido como uma prática, e a língua, concebida a partir de sua relação com a materialidade histórica. Conjectura-se, assim, a construção estratégica de um sujeito autor que, sendo responsável pela coerência e consistência do que produz e, relacionando-se com sua exterioridade e interioridade, pode constituir-se e mostrar-se como autor em seu meio (ORLANDI, 1993). Depreendeu-se dessa análise que, para a efetivação da prática discursiva, a escola, como um todo e, especialmente, as aulas de língua materna constituem um espaço privilegiado.
Abstract: This article seeks to establish possible and convenient relations between Discourse Analysis and the mother tongue teaching, in order to promote the formation of a critical subject author, with the linguistic support required for the exercise of citizenship. To the explicit the discursive mechanisms of language, is considered the strategic use of these in textual productions what, submissive to the systemic impositions print in their content an intervention character in the historical and social context. For this purpose, appreciated postulations are that lead to a materialistic elaboration of the speech, the which it is perceived as a practice, and the language designed from its relation to materialness historical. It is conjectured thus the strategic construction of a subject author who it is responsible for the coherence and consistency of your producing and relating with its externality and interiority, can constitute and show up as an author in their midst (ORLANDI, 1993). It is inferred from this analysis what, for the realization of discursive practice, the school as a whole and especially the mother tongue classes are a privileged space.
Description: GARCIA, Avany Aparecida. Análise do discurso e ensino de língua materna: a construção do sujeito autor. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 307-321, jul./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24369
ISSN: 2237-6321 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_aagarcia.pdf204,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.