Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcia, Avany Aparecida-
dc.date.accessioned2017-07-27T15:11:50Z-
dc.date.available2017-07-27T15:11:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGarcia, A. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24369-
dc.descriptionGARCIA, Avany Aparecida. Análise do discurso e ensino de língua materna: a construção do sujeito autor. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 307-321, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to establish possible and convenient relations between Discourse Analysis and the mother tongue teaching, in order to promote the formation of a critical subject author, with the linguistic support required for the exercise of citizenship. To the explicit the discursive mechanisms of language, is considered the strategic use of these in textual productions what, submissive to the systemic impositions print in their content an intervention character in the historical and social context. For this purpose, appreciated postulations are that lead to a materialistic elaboration of the speech, the which it is perceived as a practice, and the language designed from its relation to materialness historical. It is conjectured thus the strategic construction of a subject author who it is responsible for the coherence and consistency of your producing and relating with its externality and interiority, can constitute and show up as an author in their midst (ORLANDI, 1993). It is inferred from this analysis what, for the realization of discursive practice, the school as a whole and especially the mother tongue classes are a privileged space.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSujeito autorpt_BR
dc.subjectEnsinamento de língua maternapt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleAnálise do discurso e ensino de língua materna: a construção do sujeito autorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo busca estabelecer relações possíveis e convenientes entre a Análise do Discurso e o ensino de língua materna, no sentido de se promover a formação de um sujeito autor crítico, com o respaldo linguístico necessário para o exercício da cidadania. Ao explicitar mecanismos discursivos da linguagem, considera-se o uso estratégico destes em produções textuais que, submissas às imposições sistêmicas, imprimem em seu conteúdo um caráter de intervenção no contexto histórico-social. Para tanto, são apreciadas postulações que conduzem a uma elaboração materialista do discurso, na qual este é apreendido como uma prática, e a língua, concebida a partir de sua relação com a materialidade histórica. Conjectura-se, assim, a construção estratégica de um sujeito autor que, sendo responsável pela coerência e consistência do que produz e, relacionando-se com sua exterioridade e interioridade, pode constituir-se e mostrar-se como autor em seu meio (ORLANDI, 1993). Depreendeu-se dessa análise que, para a efetivação da prática discursiva, a escola, como um todo e, especialmente, as aulas de língua materna constituem um espaço privilegiado.pt_BR
dc.title.enDiscourse analysis and mother tongue teaching: the construction of the subject authorpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_aagarcia.pdf204,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.