Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24286
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
Autor : Trescastro, Lorena Bischoff
Palabras clave : Narrativas infantis;Recepção oral;Produção escrita;Children's narratives
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : Trescastro, L. B. (2014)
Resumen en portugués brasileño: Este artigo apresenta a análise de narrativas infantis, evidenciando o diálogo entre a recepção de uma história lida em voz alta pela professora e a produção escrita por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Duas questões nortearam o estudo: (1) Que elementos há na escrita do aluno que reproduzem a história ouvida? (2) Que elementos novos os alunos trazem para sua narrativa? Foram analisados três textos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os textos apresentaram elementos textuais estáveis e uma heterogeneidade enunciativa. Da análise, fundamentada em Bakhtin, Chartier, Colomer e Teberosky, pode-se verificar que a leitura em voz alta pelo professor à turma, um procedimento coletivo, seguida da produção escrita da narrativa pelo aluno, uma atividade individual, se constitui em um procedimento metodológico necessário para que as crianças aprendam a se comunicar por escrito na alfabetização.
Abstract: This paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy.
Descripción : TRESCASTRO, Lorena Bischoff. Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 2, p. 147-165, jul./dez. 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24286
ISSN : 2237-6321 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_lbtrescastro.pdf170,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.