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dc.contributor.authorTrescastro, Lorena Bischoff-
dc.date.accessioned2017-07-26T14:51:30Z-
dc.date.available2017-07-26T14:51:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationTrescastro, L. B. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24286-
dc.descriptionTRESCASTRO, Lorena Bischoff. Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 2, p. 147-165, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas infantispt_BR
dc.subjectRecepção oralpt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectChildren's narrativespt_BR
dc.titleDa leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta a análise de narrativas infantis, evidenciando o diálogo entre a recepção de uma história lida em voz alta pela professora e a produção escrita por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Duas questões nortearam o estudo: (1) Que elementos há na escrita do aluno que reproduzem a história ouvida? (2) Que elementos novos os alunos trazem para sua narrativa? Foram analisados três textos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os textos apresentaram elementos textuais estáveis e uma heterogeneidade enunciativa. Da análise, fundamentada em Bakhtin, Chartier, Colomer e Teberosky, pode-se verificar que a leitura em voz alta pelo professor à turma, um procedimento coletivo, seguida da produção escrita da narrativa pelo aluno, uma atividade individual, se constitui em um procedimento metodológico necessário para que as crianças aprendam a se comunicar por escrito na alfabetização.pt_BR
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