Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24241
Tipo: | Dissertação |
Título : | Escola Itá-Ara: a afirmação da identidade Pitaguary através da escola diferenciada |
Título en inglés: | Ita-Ara school: the affirmation of Pitaguary identity through differentiated school |
Autor : | Oliveira, Andre Barbosa de |
Tutor: | Carvalho, Alba Maria Pinho de |
Palabras clave : | Índios Pitaguary - Identidade étnica;Currículo Intercultural;Índios Pitaguary - Etnologia;Identity;Culture |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | OLIVEIRA, Andre Barbosa de. Escola Itá-Ara: a afirmação da identidade Pitaguary através da escola diferenciada. 2016. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), |
Resumen en portugués brasileño: | A afirmação da identidade Pitaguary através educação diferenciada na escola Itá-Ara, título desta pesquisa, é um trabalho de investigação antropológico sobre o papel da educação escolar indígena na constituição do sujeito Pitaguary. O estudo objetiva compreender como a escola desenvolve a construção da “cultura” desta etnia gerando o sentimento de pertencimento através de formas educacionais que acontecem pelo modelo formal de educação, por meios de suas disciplinas curriculares normais, mas ao optar por estudar a forma como esse ensino é realizado nas disciplinas ministradas pela escola, não deixa-se de perceber como outros elementos educativos, que pode ser percebido como não curriculares, são trabalhados através dessa instituição de ensino. A metodologia utilizada foi a observação direta do lócus pesquisado que pretendeu apreender as relações sociais existentes entre a pessoas que trabalham e estudam na escola indígena. Para uma melhor apreensão sobre estas pessoas foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionário e atividades com os alunos para captar dados sobre as suas interpretações sobre a etnia Pitaguary. Os capítulos foram divididos de forma a apreender como a Escola Itá-Ara está formada dentro da educação escolar e da educação específica. No primeiro capítulo, faz-se um breve contexto sobre os índios do Nordeste do País, a construção da sua identidade e a educação escolar indígena. No segundo capítulo, há uma contextualização histórica da educação escolar indígena no Brasil até o momento atual. No terceiro descrevo os elementos que podem contribuir com a formação da identidade indígena dos Pitaguary. No último capítulo, explora-se como os professores e alunos compreendem a escola indígena. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24241 |
Aparece en las colecciones: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_aboliveira.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.