Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Alba Maria Pinho de-
dc.contributor.authorOliveira, Andre Barbosa de-
dc.date.accessioned2017-07-25T13:31:00Z-
dc.date.available2017-07-25T13:31:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andre Barbosa de. Escola Itá-Ara: a afirmação da identidade Pitaguary através da escola diferenciada. 2016. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE),pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24241-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÍndios Pitaguary - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectCurrículo Interculturalpt_BR
dc.subjectÍndios Pitaguary - Etnologiapt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.titleEscola Itá-Ara: a afirmação da identidade Pitaguary através da escola diferenciadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA afirmação da identidade Pitaguary através educação diferenciada na escola Itá-Ara, título desta pesquisa, é um trabalho de investigação antropológico sobre o papel da educação escolar indígena na constituição do sujeito Pitaguary. O estudo objetiva compreender como a escola desenvolve a construção da “cultura” desta etnia gerando o sentimento de pertencimento através de formas educacionais que acontecem pelo modelo formal de educação, por meios de suas disciplinas curriculares normais, mas ao optar por estudar a forma como esse ensino é realizado nas disciplinas ministradas pela escola, não deixa-se de perceber como outros elementos educativos, que pode ser percebido como não curriculares, são trabalhados através dessa instituição de ensino. A metodologia utilizada foi a observação direta do lócus pesquisado que pretendeu apreender as relações sociais existentes entre a pessoas que trabalham e estudam na escola indígena. Para uma melhor apreensão sobre estas pessoas foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionário e atividades com os alunos para captar dados sobre as suas interpretações sobre a etnia Pitaguary. Os capítulos foram divididos de forma a apreender como a Escola Itá-Ara está formada dentro da educação escolar e da educação específica. No primeiro capítulo, faz-se um breve contexto sobre os índios do Nordeste do País, a construção da sua identidade e a educação escolar indígena. No segundo capítulo, há uma contextualização histórica da educação escolar indígena no Brasil até o momento atual. No terceiro descrevo os elementos que podem contribuir com a formação da identidade indígena dos Pitaguary. No último capítulo, explora-se como os professores e alunos compreendem a escola indígena.pt_BR
dc.title.enIta-Ara school: the affirmation of Pitaguary identity through differentiated schoolpt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_aboliveira.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.