Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24216
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Letramento lexicográfico na educação básica: relações entre o léxico oral e sua forma dicionarizada |
Autor : | Dantas, Halysson Oliveira |
Palabras clave : | Letramento lexicográfico;Dicionário;Metalexicografia;Lexicographical literacy |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | Dantas, H. O. (2014) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho objetiva analisar como o letramento lexicográfico contribui para o (in)sucesso do aluno em práticas discursivas que envolvam o dicionário, tema relevante nos estudos lexicográficos atuais. Lidamos com palavras típicas da cultura local de alunos de Fortaleza, aleatoriamente escolhidas. Foram desenvolvidas atividades em sala de aula, relacionando as palavras selecionadas em enunciados orais, em vídeos amadores do youtube, com seus respectivos verbetes constantes da macroestrutura de dicionários escolares. Os resultados apontam que o letramento lexicográfico estimula a pesquisa autônoma pelos alunos, reforça o caráter documental do registro de algumas palavras vernaculares e propicia maior competência comunicativa destes alunos. |
Abstract: | This paper aims to examine how literacy contributes to the lexicographical (in) student success in discursive practices involving the dictionary, relevant topic in the current lexicographical studies. We deal with typical words of the local culture of students of Fortaleza, randomly chosen. Activities were carried out in the classroom, relating the selected words in oral statements in amateur videos from youtube, with their respective entries contained in the macrostructure of dictionaries school. The results show that literacy fosters research lexicographical unattended by students, reinforces the character of the documentary record of some vernacular words and provides greater communicative competence of students. |
Descripción : | DANTAS, Halysson Oliveira. Letramento lexicográfico na educação básica: relações entre o léxico oral e sua forma dicionarizada. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 1, p. 150-163, jan./jun. 2014. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24216 |
ISSN : | 2237-6321 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_hodantas.pdf | 180,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.