Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Halysson Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T13:19:12Z | - |
dc.date.available | 2017-07-24T13:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Dantas, H. O. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24216 | - |
dc.description | DANTAS, Halysson Oliveira. Letramento lexicográfico na educação básica: relações entre o léxico oral e sua forma dicionarizada. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 1, p. 150-163, jan./jun. 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to examine how literacy contributes to the lexicographical (in) student success in discursive practices involving the dictionary, relevant topic in the current lexicographical studies. We deal with typical words of the local culture of students of Fortaleza, randomly chosen. Activities were carried out in the classroom, relating the selected words in oral statements in amateur videos from youtube, with their respective entries contained in the macrostructure of dictionaries school. The results show that literacy fosters research lexicographical unattended by students, reinforces the character of the documentary record of some vernacular words and provides greater communicative competence of students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento lexicográfico | pt_BR |
dc.subject | Dicionário | pt_BR |
dc.subject | Metalexicografia | pt_BR |
dc.subject | Lexicographical literacy | pt_BR |
dc.title | Letramento lexicográfico na educação básica: relações entre o léxico oral e sua forma dicionarizada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho objetiva analisar como o letramento lexicográfico contribui para o (in)sucesso do aluno em práticas discursivas que envolvam o dicionário, tema relevante nos estudos lexicográficos atuais. Lidamos com palavras típicas da cultura local de alunos de Fortaleza, aleatoriamente escolhidas. Foram desenvolvidas atividades em sala de aula, relacionando as palavras selecionadas em enunciados orais, em vídeos amadores do youtube, com seus respectivos verbetes constantes da macroestrutura de dicionários escolares. Os resultados apontam que o letramento lexicográfico estimula a pesquisa autônoma pelos alunos, reforça o caráter documental do registro de algumas palavras vernaculares e propicia maior competência comunicativa destes alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_hodantas.pdf | 180,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.