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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Simulation with standardized patients : nursing student’s communication skills in health
Título(s) alternativo(s): Simulação com pacientes padronizados : habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem
Autor(es): Góes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Aredes, Natália Del' Angelo
Hara, Cristina Yuri Nakata
Fonseca, Luciana Mara Monti
Campbell, Suzanne Hetzel
Palavras-chave: Educação em Enfermagem;Simulação de Paciente;Estudantes de Enfermagem
Data do documento: Mai-2017
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: GÓES, F. S. N. de et al. Simulation with standardized patients : nursing student’s communication skills in health. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 3, p. 383-9, may./jun. 2017.
Resumo: Objetivo: identificar e medir as habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem usando simulação com paciente padronizado. Métodos: descritivo, transversal, realizado junto a 16 estudantes do último ano da graduação em enfermagem. A simulação centrou-se na solicitação de autorização do paciente/família para realizar punção venosa. Durante a simulação, todos os alunos foram avaliados por meio da Ferramenta de Avaliação da Comunicação em Saúde. Resultados: dentre os 22 itens da ferramenta, 18 atingiram concordância superior a 50,0%. Dos 16 participantes, 14 (87,5%) foram avaliados como capazes de se comunicar em mais de 50,0% das afirmações. Conclusão: a comunicação do estudante foi satisfatória; há lacunas relacionadas aos aspectos emocionais do paciente e família, manifestando necessidade de reforçar a comunicação no currículo de enfermagem.
Abstract: Objective: to identify and measure nursing student’s communication skills in health using simulation with standardized patients. Methods: descriptive, cross-sectional study carried out with 16 students of the last year of the nursing undergraduate course. The simulation focused on requesting authorization from the patient/ family to perform venipuncture. During the simulation, all the students were evaluated through the Health Communication Assessment Tool. Results: of the 22 items of the tool, 18 reached agreement higher than 50.0%. Of the 16 participants, 14 (87.5%) were assessed as being able to communicate in more than 50.0% of the statements. Conclusion: students’ communication was satisfactory; there are gaps related to the emotional aspects of the patient and the family, manifesting the need to reinforce communication in the nursing curriculum.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23853
ISSN: 1517-3852
2175-6783
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