Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23604
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Transformações contemporâneas e política educacional no Brasil: formação profissional em serviço social na experiência do IFCE
Título em inglês: Transformations contemporary and educational policy in Brazil: vocational training in social work in IFCE experience
Autor(es): Pereira, Evelyne Medeiros
Albuquerque, Cynthia Studart
Palavras-chave: Educação;Formação profissional;Serviço social;Institutos Federais (IF's)
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Resumo: Este artigo é fruto da realização de duas pesquisas que tiveram como objetivo analisar a experiência do Curso de Serviço Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em meio as transformações contemporâneas, particularmente da realidade brasileira, e seus reflexos sobre a política de educação superior. Esta, sendo atravessada pela contradição entre acesso e precarização, adensa os desafios postos para a formação profissional em Serviço Social e a construção de estratégias coletivas que venham a garantir conquistas não apenas para a profissão, mas para o conjunto da classe trabalhadora.
Abstract: This article is the result of two studies that aimed to analyze the experience of the Social Work course at the Federal Institute of Education, Sc,ience and Technology of Ceará (lFCE) among the contemporary transformations, mostly about the reality of Brazil, and its impact on higher education policy. A reality that is traversed by the contradiction between access and precariousness, which thickens the challenges posed to the vocational fonnation in Social Work and the construction of collective strategies that will ensure achievements not only to the profession but also for the whole working class. .
Descrição: PEREIRA, Evelyne Medeiros; ALBUQUERQUE, Cynthia Studart. Transformações contemporâneas e política educacional no Brasil: formação profissional em serviço social na experiência do IFCE. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 80-94, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23604
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_empereiracsalbuquerque.pdf237,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.