Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23580
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As palavras e o (texto) escrito |
Autor(es): | Santos, Gênesson Johnny Lima |
Palavras-chave: | Leitor experiente;Leitor aprendiz;Leitura;Texto escrito |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | Santos, G. J. L. (2012) |
Resumo: | Um dos problemas habituais que os aprendizes que se iniciam na leitura devem enfrentar é a presença reiterada nos textos de palavras novas ou desconhecidas que dificultam a compreensão do conteúdo do (texto) escrito. As reações que provocam este fato não somente têm consequências na compreensão de cada texto, mas também no desenvolvimento global das habilidades leitoras dos aprendizes. Estes tendem a conceber esse fato como uma circunstância acidental e pessoal, causada por seu limitado domínio de determinados registros da língua, por sua pobreza de vocabulário ou pela dificuldade intrínseca que possuem os (textos) escritos. Veem as palavras desconhecidas como ‘estranhas’, ‘incomuns’ e ‘difíceis’, como um obstáculo inevitável que impede ascender à informação contida no texto. Acreditam que a única forma de superar essa situação consiste em buscar cada vocábulo no dicionário para apreender seu significado. |
Descrição: | SANTOS, Gênesson Johnny Lima (tradutor). As palavras e o (texto) escrito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 326-338, jan./jul. 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23580 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_gjlsantos.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.