Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23580
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As palavras e o (texto) escrito
Autor(es): Santos, Gênesson Johnny Lima
Palavras-chave: Leitor experiente;Leitor aprendiz;Leitura;Texto escrito
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Santos, G. J. L. (2012)
Resumo: Um dos problemas habituais que os aprendizes que se iniciam na leitura devem enfrentar é a presença reiterada nos textos de palavras novas ou desconhecidas que dificultam a compreensão do conteúdo do (texto) escrito. As reações que provocam este fato não somente têm consequências na compreensão de cada texto, mas também no desenvolvimento global das habilidades leitoras dos aprendizes. Estes tendem a conceber esse fato como uma circunstância acidental e pessoal, causada por seu limitado domínio de determinados registros da língua, por sua pobreza de vocabulário ou pela dificuldade intrínseca que possuem os (textos) escritos. Veem as palavras desconhecidas como ‘estranhas’, ‘incomuns’ e ‘difíceis’, como um obstáculo inevitável que impede ascender à informação contida no texto. Acreditam que a única forma de superar essa situação consiste em buscar cada vocábulo no dicionário para apreender seu significado.
Descrição: SANTOS, Gênesson Johnny Lima (tradutor). As palavras e o (texto) escrito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 326-338, jan./jul. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23580
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_gjlsantos.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.