Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro |
Authors: | Guimarães, Diana Ribeiro |
Keywords: | Memória Literária;Práticas letradas;Estratégias para o ensino de leitura;Literary Memory |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Revista Entrepalavras |
Citation: | Guimarães, D. R. (2012) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Ancorado na perspectiva teórica da Linguística Aplicada, este artigo tem como objetivo investigar que estratégias didático-discursivas são sugeridas para a abordagem do ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro, destinado aos educadores inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano de 2010. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados no livro de coletâneas de memórias, o qual faz parte do material destinado aos educadores inscritos na 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano de 2010, disponível no site: <http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf>. Os resultados obtidos mostram que as estratégias didático-discursivas, sugeridas pelos autores do Caderno do Professor para a abordagem do ensino de leitura, colaboram para a formação de um leitor ativo capaz de conectar ideias, concluir, deduzir, criar hipóteses a partir das informações explícitas e implícitas no texto escrito e apropriar-se das características linguístico-discursivas do gênero Memória Literária, a partir da análise de exemplares do gênero. Além disso, elas contribuem, de alguma forma, para o processo de letramento que se faz via textos literários. |
Abstract: | Anchored in theoretical perspective of the Applied Linguistics, this article has the objective to investigate what strategies didactic and discursive are suggested approach to teaching reading in the Book of Professor Se bem me lembro for teachers enrolled in the Portuguese Language Olympiad in year 2010. This research is descriptive-interpretive, of qualitative nature whose data were collected in booklet collections of memoirs, which is part of the material intended for educators enrolled in the second edition of the Portuguese Language Olympics in the year 2010, available at: <http://escrevendo.cenpec.org.br / ecf>. The results show that the didactic and discursive strategies, suggested by the authors of the Book of Professor’s approach to teaching reading, collaborate to form an active reader capable of connecting ideas, conclude, deduce, create hypotheses from the explicit and implicit information in the written text and appropriating the linguistic and discursive features of the genre Literary Memory, from the analysis of copies of the genre. In addition, they contribute in some way, to the process of literacy that is done by means of literary texts. |
Description: | GUIMARÃES, Diana Ribeiro. Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 208-227, jan./jul. 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_art_drguimaraes.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.